Visando a melhoria no atendimento aos turistas que visitam a comunidade Santa Cruz, no Planalto santareno, a Prefeitura de Santarém realizou na quarta-feira (25), nas dependências da Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o curso "Excelência no Atendimento ao Turista", qualificando 22 moradores.
De acordo com a coordenadora da Seção de Qualificação da Semtur, Mônica Carvalho, Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, conceitos e técnicas foram abordados para uma melhor compreensão da importância do atendimento ao turista. "No curso, foram repassados conceitos importantes sobre a atividade turística. Os participantes receberam orientações sobre o aperfeiçoamento de técnicas para a prestação de um serviço turístico de qualidade, que são pontos cruciais para a garantia que o turista sairá satisfeito, com os serviços prestados pelos comunitários", destacou.
Para a facilitadora do curso, Elcivânia Barrreto, chefe da Seção de Projetos da Semtur, turismóloga e mestre em geografia, o curso despertou nos participantes o interesse em buscar conhecimentos, para que a sua prestação de serviços seja um diferencial da comunidade. "A excelência no atendimento é um dos principais diferenciais competitivos e fator de crescimento e fidelização de marcas. O curso desenvolve no aluno a capacidade de conquistar o cliente, encantá-lo, torná-lo especial. O comportamento ético e personalização no atendimento associados aos procedimentos técnicos são conceitos desenvolvidos ao longo das aulas que buscam tornar o participante um profissional completo, além de levar maiores esclarecimentos aos comunitários quanto ao entendimento conceitual do turismo e suas definições, pensando na melhoria na prestação do serviço ao turista", ressaltou.
Ronam Moura, liderança comunitária e participante, considerou o curso de grande importância para a melhoria das atividades da comunidade e principalmente do maior festival gastronômico da comunidade, o Festival do Milho. "Com o curso, conseguimos identificar vários problemas que tivemos durante a realização do Festival do Milho do ano passado, principalmente no que se refere ao atendimento ao turista, que vamos trabalhar para corrigir no Festival deste ano, que acontecerá no último final de semana do mês de maio".
O Festival Gastronômico do Milho acontece sempre no último final de semana do mês de maio e, em 2018, estará na 6ª edição, com exposição e venda de produtos derivados do milho, além de atrações artísticas e culturais.