4. Comunidade Santa Cruz encerra curso de alimentação com Mostra Gastronômica do Milho
Comunidade Santa Cruz encerra curso de alimentação com Mostra Gastronômica do Milho Autor: Desconhecido

Durante o encerramento do Curso de Manipulação de Alimentos na comunidade Santa Cruz, nesta sexta-feira (04), foi realizada a "Mostra Gastronômica do Milho". A capacitação foi fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém com o Serviço Social de Aprendizagem Rural (Senar) e a Associação Comunitária de Agricultores, Produtores rurais, Criadores e Extrativistas de Santa Cruz (Acapruce). O curso é uma das estratégias para dar qualidade no Festival Gastronômico que acontece nos dias 26 e 27 de maio, na comunidade.

O curso iniciou na segunda-feira (30/04) e encerrou com uma mesa farta, com uma "Mostra de Produtos Derivados do Milho". Uma variedade de produtos que serão colocados à disposição dos turistas e visitantes da comunidade, nos dois dias de evento.

O nutricionista e Instrutor do curso, Joilson Dutra ressaltou que o curso vai agregar mais qualidade ao Festival. "Viemos aqui para falar da manipulação desses alimentos que serão servidos durante a programação, e que se esses alimentos não forem processados corretamente, poderão acarretar situações negativas para os cliente que virão se alimentar no festival. Mas não é só a manipulação de alimentos que tratamos no curso, mas toda a estrutura que tem que estar preparada para receber as pessoas. Inserimos alguns pratos do feijão manteiguinha, para que futuramente os comunitários possam implementar no evento".

Julivan Fernandes, um jovem comunitário de Santa Cruz, destacou a importância de participar de cursos para contribuir no fortalecimento do evento no que se refere ao bom atendimento aos visitantes na comunidade. "O curso é muito importante para melhorar o meu currículo, mas é importante também para adquirir novas habilidades para atender os clientes, principalmente quanto apresentação das nossas produções no Festival. Já fiz o curso de turismo e este faz um complemento para implementar os nossos conhecimentos", frizou.

O secretário de Turismo, Diego Pinho, reafirmou seu compromisso em fortalecer a produção da cultura do milho na comunidade, com vista, a concretização da Comunidade Santa Cruz como Rota Gastronômica do Pará. "Este é mais um curso que realizamos em parceria com o Senar, que nos ajuda a fortalecer a produção da comunidade e sua importância na Rota Gastronômica do Estado do Pará. E a comunidade está de parabéns por todos esses produtos que vemos aqui nesta mesa, e percebemos a qualidade que cada prato tem e vamos criar outras possibilidades para contribuir na comercialização dos produtos da comunidade, inclusive levando os produtos para exposição e vendas no Cristo Rei", enfatizou.

Para a comunitária Nelciele Nogueira, o curso fez uma abordagem em aspectos importantes no que refere a oferecer serviços de qualidade para as pessoas que frequentam o Festival "O curso só veio a somar com todos nós participantes, veio trazer conhecimentos, no que envolve a manipulação de alimentos que vai desde a organização de ambientes, o cuidado pessoal, a higiene dos utensílios utilizados até a preparação e finalização dos pratos. Vale ressaltar que não tivemos só a preocupação com a preparação dos pratos, mas também com os descartes dos resíduos, e nós agradecemos a parceria da Secretaria Municipal de Turismo e o Senar e a nossa associação", finalizou.

Muitos pratos derivados do milho serão ofertados no Festival, mas comunidade disponibilizou uma das receitas: o Bolo de Fubá com Manteiga. Confira.

Ingredientes
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
4 xicaras de chá de leite
2 xícaras de trigo
1 ½ xícara de fubá
3 colheres de sopa de manteiga
1 ½ xícara queijo ralado
1 colher sopa de fermento
1 colher sopa de erva doce
Farinha de trigo para untar

Preparo: Coloque no liquidificador os ovos, leite, manteiga, açúcar, fubá, farinha de trigo e o queijo ralado. Acrescente o fermento e coloque em uma forma untada e em farinha. Polvilhe com a erva-do-doce e leve para assar por 30 minutos, ou até enfiar um palito e ele sair úmido. Deixe esfriar e sirva.

Dica: Essa massa fica bem líquida e o queijo usado é o manteiga.