A equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República realizou nesta quinta-feira (05), na comunidade Quilombola Tiningú, reunião do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e Grupo de Mulheres. A ação é realizada pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
Segundo a coordenadora do Cras, Jaciara Simões, a equipe apresentou uma palestra com o tema "Consciência Negra e Trabalho Escravo". O objetivo é proporcionar um momento de reflexão sobre a luta das pessoas negras por seus direitos. O evento contou com exposição de mural com histórias e relatos sobre a escravidão.
Os mais de 60 participantes ganharam uma confraternização Natalina. “Foi um momento especial de celebrar com mensagens de amor e esperança, além de momentos de agradecimento e reflexão a respeito das atividades realizadas durante 2019. A equipe foi homenageada pelo Grupo de mulheres, na qual cantaram a música "Amigos para Sempre", como gesto de carinho para toda a equipe”, destacou a coordenadora.
Jaciara contou que também foram realizadas atividades de alongamento, movimentos aeróbicos e zumba.
Jackeline Mota dos Santos, 34 anos, foi a porta-voz das mulheres do grupo e falou sobre a importância da presença da Prefeitura na comunidade. “Todas as quintas-feiras estivemos nos encontrando aqui, com muita atenção e paciência, agradecemos pelos cursos ofertados, pelas atividades desenvolvidas e desejamos que 2020 seja melhor ainda.”
O presidente da Comunidade agradeceu e comemorou a realização dos serviços. “Queremos agradecer a todos da equipe volante que atenderam nosso convite de trazer para a comunidade essa extensão do Cras para trabalhar com a comunidade. Agradeço a Secretaria de Assistência Social que não mediu esforços para estar conosco aqui”, pontuou Gerson Ferreira, vice presidente da Associação do Quilombo Tiningú.