4. Comunidade do Caranazal comemora a entrega da revitalização da Escola Rotary
Comunidade do Caranazal comemora a entrega da revitalização da Escola Rotary Autor: Agência Santarém

Comunidade do Caranazal comemora a entrega da revitalização da Escola Rotary

Prefeitura entrega revitalização completa da Escola Rotary. Foto-Bruno Ribeiro O prefeito de Santaré...

Prefeitura entrega revitalização completa da Escola Rotary. Foto-Bruno Ribeiro

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar entregou nesta quinta-feira, (18), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotary, no bairro Caranazal, que passou por serviços de revitalização. A programação faz parte das comemorações do aniversário de 359 de Santarém. Na área da educação, serão 21 escolas entregues, na cidade e na zona rural.

O educandário foi contemplado com os serviços de pintura e outras recuperações, visando oferecer ensino de melhor qualidade aos alunos., após a retomada das aulas. Atualmente, a escola atende 503 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Em seu quadro há 39 colaboradores.

A representante dos pais de alunos, Ádria Cione,  lembrou que a revitalização deve-se ao trabalho dedicado do corpo docente e à sensibilidade do prefeito Nélio Aguiar e o compromisso da titular da Semed, Mara Belo.

A diretora Francimar Farias, reforçou os agradecimentos pela pintura e reparos que foram realizados deixando a escola mais confortável e aconchegante.

Mara Belo lembrou que a rede municipal perdeu há alguns anos a capacidade de investimento com os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

"Esse investimento só foi recuperado agora na gestão do prefeito Nélio Aguiar com a retomada de muitas obras, incluindo creches, e tantos outros benefícios que estão chegando à comunidade escolar".

O vereador Ronan Liberal Jr (MDB), representante do Parlamento Municipal, destacou o trabalho realizado pela gestão Nélio Aguiar na educação pública. "O que está sendo realizado pela gestão do prefeito Nélio Aguiar representa mais incentivo aos estudantes e à comunidade".

O prefeito Nélio Aguiar destacou que o grande desafio do governo municipal foi obter o equilíbrio fiscal logo no início da gestão. Segundo ele, até aquele momento todo o recurso do Fundeb só garantia cobrir a folha de pagamento.

"Mas o nosso governo, com seriedade e transparência na aplicação dos recursos, promoveu uma mudança primordial e conseguiu recuperar a capacidade de investimento, por meio de ajustes necessários. Agora, os benefícios estão sendo entregues à comunidade".

Como parte desses investimentos, segundo o prefeito, o município renovou toda a mobília (carteiras e mesas) da rede municipal, adquiriu mil ventiladores, 500 lousas em vidro temperado e promoveu a valorização dos servidores com o pagamento dos vencimentos antes do final do mês. Nessa ocasião, Nélio Aguiar anunciou que entre os dias 23 e 25 de junho o município vai pagar 40% do 13° salário aos servidores municipais.

Nélio reiterou que a população do interior também precisa de investimentos na educação com a construção, reforma e ampliação de escolas e do transporte escolar para superar as grandes distâncias, para o aluno  chegar à escola. Por isso, o município fez investimentos para aquisição de 24 ônibus novos, a fim de renovar e ampliar a frota do transporte escolar. Anunciou ainda o imediato processo visando a instalação das creches nos bairros Jaderlandia e Mararu, para atender também as crianças do bairro da Vigia.