O final de semana no auditório da Casa de Cultura será com a arte cênica. No apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o Grupo de Teatro e Pesquisa Papa Xibé reapresenta o espetáculo sucesso de público "As Mocorongas" que já esteve em cartaz nos anos de 2013, 2014 e 2015. Aproximadamente 1500 pessoas já prestigiaram as atrizes. A peça já foi encenada no município de Juruti (PA) na versão 'As Jurutienses'. Classificação indicativa: 12 anos. Apresentações no sábado (23) e domingo (24), às 20h. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Segundo o produtor cultural do espetáculo Mourrambert Flexa, a peça teatral é uma sátira à rotina de santarenas e foi inspirado no seriado da rede globo 'As Brasileiras'. "As Mocorongas destacam no palco personagens que representam bairros de Santarém. E escolhemos o feminino da segunda denominação que identifica a naturalidade de quem nasce em Santarém, no feminino, o nome é Mocoronga. Estamos na expectativa novamente de atrair um grande público nos dias de apresentações."
Personagens:
A vidente da Aparecida,
A Sofrida do Salvação,
A Vendedora da Orla,
A Erveira do Mercadão,
A Reggaeira da Cohab.
Ficha técnica:
Texto - Diego Alano
Direção - Diego Alano e Fábio Barbosa.
Produção - Mourrambert Flexa e Elisa Aleixo.
Sobre a denominação mocorongo: No livro Santarém Momentos Históricos (Wildes Dias da Fonseca), ''[...] pois para o natural de Santarém mocorongo quer dizer "sadio, trabalhador, corajoso e progressista".
Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com