Com a participação de Santarém, Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária debateu a necessidade de integração das políticas públicas do setor para fortalecimento dos municípios. Foto-Ascom Semap
"É nos Municípios que se produz o desenvolvimento". Esse foi o tema do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, realizado em Brasília, realizado de 05 a 07 deste mês, em Brasília. O evento reuniu mais de 1.100 gestores, entre eles o titular da pasta de Agricultura e Pesca de Santarém (Semap), Bruno Costa, além de especialistas e autoridades no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O encontro buscou debater e integrar as políticas públicas da União, dos estados e dos municípios visando o desenvolvimento e inovação da agropecuária brasileira.
Os participantes puderam compartilhar experiências para o aperfeiçoamento de suas ações e tiveram a oportunidade ímpar de receber orientações técnicas para o fortalecimento das atividades em seus municípios.
Bruno Costa, titular da Semap: "excelente oportunidade para aproximar todos os atores, entre eles a iniciativa pública e privada. Foto-Ascom SemapRepresentando o município de Santarém e o prefeito Nélio Aguiar, o titular da Semap, Bruno Costa, avaliou o evento como satisfatório. Segundo Bruno, ele possibilitou a troca de experiências com gestores de várias cidades do Brasil.
"Houve debates tratando sobre os desafios e possibilidades de promover melhorias, inclusive em relação ao pequeno produtor. A reunião dos diversos atores do setor agropecuário também foi uma excelente oportunidade de troca de experiências e de construção, de forma a aproximar as diversas iniciativas, público e privadas, tornando-as mais eficientes", ressaltou.
Durante o evento foram realizados vários painéis setoriais para o debate de temas específicos: políticas nacionais de incentivo à comercialização; uso e registro de defensivos químicos; inovação no campo; assistência técnica como ferramenta para o desenvolvimento da agropecuária; custo de produção e infraestrutura local, entre outros assuntos.
O evento – promovido em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) – teve apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).