A abertura oficial do 1º Festival Gastronômico de Santarém "Cozinha Tapajós" foi realizada na noite desta quinta-feira (14), em cerimônia na Praça 7 de Setembro, na Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém. A solenidade contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, outras autoridades municiapis, representantes do Governo do Estado, população santarena, jornalistas do Sul do País, sete Chefs da culinária nacional, um internacional e 15 Chef's regionais.
Idealizador do evento, Saulo Jennings agradeceu as entidades parceiras e presença da população e destacou que o evento é uma valorização da cadeia produtiva da gastronomia da região. "É uma honra estar aqui realizando parte de um sonho. Agradeço o apoio das pessoas que estão aqui e de todas as Instituições que estão parceiras na realização dessesonho que é o "Cozinha Tapajós". O evento é a valorização do que é nosso, da nossa terra, dos nosso rios. É a Valorização de todos na cadeia produtiva da gastronomia da região do Tapajós, quem pescou, quem tratou, quem transportou, quem manipulou, quem cozinhou e quem vai levar para sua mesa".
O representante do Governo do Estado do Pará, Álvaro Espírito Santo, agradeceu o convite para parceria e destacou a importância da gastronomia para o impulsionamento da economia pelo turismo. "Queria registrar a minha satisfação de retornar a Alter do Chão, e presenciar a inauguração de um evento que pelas características, pela estrutura têm todas as possibilidades de se tornar uma referência não só para o Pará, mas para todo o Brasil. Fico muito feliz de ver Santarém com uma proposta de gastronomia profissional, que está dentro da proposta da rota gastronômica do Estado do Pará. Vemos no turismo um instrumento importante para impulsionar a economia da cidade. Queria parabenizar em especial, o Chef Saulo Jennings, pela coragem que ele teve de colocar em prática essa iniciativa".
O supervisor Regional da Emater em Santarém, Rosivaldo Colares, disse que o evento é uma oportunidade para a verticalização da produção dos pequenos produtores da região. "Saulo tem se tornado uma referência não apenas na região, mas em todo o território nacional no que se refere a gastronomia do Tapajós e este evento é uma maneira da Emater oportunizar aos nossos produtores rurais, ao agricultor, ao pescador a verticalização da produção, pois muitas vezes os produtores tem dificuldade em colocar no mercado e o Cozinha Tapajós está dando oportunidade para isso", afirmou.
O diretor-superintendente do Sebrae/Pará, Fabrizio Guaglianone, destacou a importância do evento para o incentivo ao empreendedorismo na região. "Sabemos das dificuldades de fazer um evento como esse, quero parabenizar ao Saulo pela sua atitude de incentivar o empreendedorismo, para o fortalecimento da cultura e principalmente, a cultura de negócios, que faz somar a economia do município, gerando emprego e renda. Estamos muito feliz em participar do Cozinha Tapajós, pois acreditamos no fortalecimento do turismo, através do fortalecimento da gastronomia essa missão do Sebrae".
Ao parabenizar a Prefeitura de Santarém em apoiar o evento, o representante da Câmara Municipal de Santarém, Alaércio Cardoso, frizou que um evento como o Cozinha Tapajós aumenta a visita de turistas ao Município de Santarém. "Cumprimento a mesa e em nome do prefeito Nélio, parabenizo a Prefeitura de Santarém pelo apoio ao evento, parabenizo o Saulo e quero dizer que o Município de Santarém tem 20% dos turistas do Pará. Eventos como este têm mais possibilidades de captar turistas para o Município."
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, antes de declarar aberto o evento destacou a parceria das instituições parceiras para o realização do Cozinha Tapajós. "Temos que agradecer a todos por entenderem que não fazemos nada sozinhos. Sempre procuramos trabalhar em equipe, envolvendo parceiros em eventos, como o Cozinha Tapajós, e o fruto disso é o sucesso deste primeiro dia. Esse evento, tem grande importância para nós, que apostamos na indústria que mais cresce no mundo: o turismo. Queremos fomentar cada vez mais essa indústria, sem chaminé, que não polui, que leva a gente para o desenvolvimento sustentável. Pessoas que moram aqui precisam de emprego e renda e essas ocasiões, por meio de eventos como o Cozinha Tapajós, possibilitam a oportunidade de melhorar a economia familar. Quero agradecer aos meios de comunicação de São Paulo que vieram para o evento e já estão contribuindo para a divulgação do nosso turismo, da nossa culinária", finalizou.
A Cerimônia contou com apresentação da Banda Filarmônica Maestro Wilson Fonseca e apresentação dos Chef's Nacionais e Regionais, bem como as Aulas Shows do Chef Gustavo Blanco (Chef do Soul Kitchen), do Chef de Cozinha Local Ricardo Branches (Santarém) e da Chef Mara Salles (Restaurante Tordesilhas – São Paulo).
Programação:
Dia 15 de Junho de 2018.
Manhã – Palestras
Local: Auditório do Hotel Mirante da Ilha (Rua Lauro Sodré, 369 - Alter do Chão)
9h às 9h30: Palestra 1 - A Importância da Gastronomia para o Fortalecimento do Turismo no Destino Tapajós. Palestrante: Diego Pinho (Secretário de Turismo de Santarém)
9h30 às 10h: Palestra 2 – Compostagem de Lixo Orgânico. Palestrante: Leopoldo Matosinho
10h às 11h: Palestra 3 – Empreendedorismo na realidade atual. Palestrante: Representantes do SEBRAE
11h às 11h30: Debate Tarde Local: Auditório do Hotel Mirante da Ilha (Rua Lauro Sodré, 369 - Alter do Chão)
14h às 14h40: Palestra
1 - Produtos Orgânicos: Produção, Benefícios e Desafios. Palestrante: Adenauer Beling (Engenheiro Agronômico da EMATER – Escritório Santarém).
14h40 às 15h: Debate
15h: Rodada de Negócios (SEBRAE)
Noite Local: Praça Sete de Setembro – Vila de Alter do Chão
19h às 19h15: Abertura com Homenagem a "Personalidades da Gastronomia da Vila de Alter do Chão" - Dona Glória (uma das precursoras na produção dos famosos e deliciosos doces de Alter do Chão)
19h15 às 20h15: Cozinha Show com o Chef Roberto Smeraldi (Cozinheiro e Jornalista)
20h15 às 20h35: Aula Show sobre "Plantas Alimentícias não convencionais no baixo Tapajós, potencial de uso" com Raquel Sousa Chaves (Surucuá - Santarém)
20h35 às 21h35: Aula Show com a Chef de Cozinha Neide Rigo (Nutricionista e Pesquisadora de Alimentos)
21h35 às 21h55: Aula Show "Comida Vegana" com a Chef Bethânia (Restaurante Siriá Vegetariano Vegano – Alter do Chão)
22h às 23h: Cozinha Show com Chef Pedro Schiaffino (Malabar Restaurante – Peru)
23h às 00h30: Show Cultural – Muito Carimbó com o Grupo Kuatá.
Saiba Mais: