O 4° Festival do Acari, realizado neste fim de semana, na comunidade Santarém Miri, região do Ituqui (planalto santareno) superou todas as expectativas de público e foi considerado um verdadeiro sucesso. O evento, que contou com maciço apoio da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Agricultura e Pesca (Semap); Cultura (Semc); Turismo (Semtur); Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof); Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), além da Emater e Retifica Carvalho, serviu para divulgar a arte e a cultura da região, promovendo a integração comunitária. A programação reuniu vendas e exposição de produtos derivados do Aaari com foco à gastronomia, além de danças folclóricas, shows sociais e culturais.
Quem foi ao festival pôde desfrutar dos pratos deliciosos a um preço bastante acessível, uma forma para que todos tivesse acesso à gastronomia de alta qualidade à base do acari, peixe tradicional na mesa dos santarenos. Foram servidos acari assado e cozido, bolinho de piracuí e caldeirada com preços a R$ 5,00, além do camari com preço a R$ 6,00.
O coordenador do evento, Marildo Carvalho, comemorou a finalização de mais uma edição do evento que demanda esforço comunitário em prol da valorização da cultura da região. Para ele, a cada ano o festival ganha mais destaque e qualidade.
"Os comunitários estão de parabéns pela realização do evento. Não é fácil trabalhar com o festival, pois exige muita dedicação. Mas no final, é gratificante ver o empenho de todos e principalmente o resultado da festa", destacou.
O vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, esteve presente ao 4º Festival do Acari e parabenizou os moradores pela realização da festa. "O reconhecimento do sucesso do evento, comprovado pelos moradores, demonstra que a festa, além de seu caráter cultural relevante, é responsável também pela movimentação de toda uma cadeia de pessoas e setores importantes que ajudam a fomentar a economia do município, principalmente gerando renda aos próprios comunitários", avaliou.