Colaboradores da Casa de Acolhimento Reviver (CAR) - Abrigo Municipal, receberam durante os dias 3 e 4 de outubro no auditório do Restaurante Popular uma capacitação que faz parte da execução da parceria com o projeto "Amigo de Valor" do Banco Santander.
O projeto está em execução, pois em dezembro de 2018, Santarém esteve entre os dois municípios do estado do Pará com propostas aprovadas entre as mais de 190 inscrições do Brasil enviadas para o Programa. O projeto "Acolher para Proteger" da CAR teve depositado no Fundo da criança e do adolescente o valor de R$ 252.675,11 (Cento e cinquenta e dois mil seiscentos e setenta e cinco reais e onze centavos), através do Programa "Amigo de Valor".
O tema da capacitação foi "Quem cuida do cuidador: uma liderança saudável" e abordou as relações intrapessoal e interpessoal; poder da comunicação e trabalho em equipe. Participaram 34 colaboradores do abrigo.
Saiba Mais:
A pedagoga da Casa, Regiane da Silva Furtado, agradeceu as idealizadoras do projeto, por meio da Prefeitura, por firmar essa parceria com o "Amigo de Valor". “A capacitação foi um sucesso, que venha mais aprendizado e novas descobertas, novos conhecimentos”, destacou Regiane.
De acordo com a coordenadora da Casa de Acolhimento Reviver, Ironeide Sales, esse foi um momento ímpar e muito oportuno. “Os funcionários da Casa cuidam 24 horas das crianças e adolescentes em situação de acolhimento, os mesmos trabalham em turnos de plantão ininterruptamente, às vezes faltando tempo para parar e fazer formações e capacitação que prepare cada vez mais essa mão de obra. A temática escolhida foi sem dúvida uma ótima abordagem no tocante as demandas pessoais e individuais e que às vezes precisam ser melhor trabalhadas para o saber lhe dar com o outro, exercer o autocuidado para assim cuidar do outro.”
Ironeide agradeceu a gestão da Semtras e o projeto "Amigo de Valor", por oportunizar esse momento.
Sobre a Casa de Acolhimento Reviver
A Casa de Acolhimento Reviver, fundada em junho de 1999, oferece acolhimento, cuidado e espaço de desenvolvimento para grupos de crianças e adolescentes em situação de risco, negligência e abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
Garante privacidade, respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. A casa de acolhimento funciona de forma ininterrupta, durante as 24 horas do dia e o acolhimento é feito a partir de determinação judicial.
Sobre o Programa Amigo de Valor
Desenvolvido desde 2002, o programa "Amigo de Valor" contribui para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. O programa investe no fortalecimento de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de municípios parceiros direcionando recursos aos seus respectivos Fundos, atores fundamentais no Sistema de Garantia de Direitos.