Hoje, 26 de junho, é o Dia Mundial de Combate as Drogas. Para marcar a data o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (CMPD) e a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou uma mesa de debates no auditório do Ministério Público Estadual e discutiu o tema "Infância e Juventude: Prevenção Ao Uso de Drogas".
O evento faz parte da programação da Semana municipal de prevenção às drogas do município de Santarém que foi aberta no dia 18 de junho em uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Santarém.
O dia 26 de junho foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo o mundo.
Segundo as Políticas sobre Drogas (BRASIL, 2013), a prevenção para o uso de drogas deve ser um comprometimento e parceria entre diferentes segmentos da sociedade brasileira e dos órgãos governamentais, em todos os âmbitos (federal, estadual e municipal), fundamentada na filosofia da "Responsabilidade Compartilhada", com a construção de redes sociais que visem à melhoria das condições de vida e promoção geral da saúde do indivíduo.
O uso abusivo de álcool e outras drogas sejam elas lícitas e/ou ilícitas é uma preocupação mundial urgente. De acordo com a ONU (2018), cerca de 450 mil pessoas morrem todos os anos de overdoses ou problemas de saúde relacionados às drogas e que, nos últimos anos, cerca de 31 milhões de pessoas em todo o mundo necessitaram de tratamento para dependência de drogas.
O encontro contou com a presença de membros do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, instituições de todo sistema de justiça, judiciário, ministério público, OAB Subseção de Santarém, Polícias Civis e Militares, executivo e legislativo municipal, representantes do Governo do estado e sociedade civil organizada.
"Essa primeira Semana de Combate e Prevenção às Drogas está servindo para trazemos ao conhecimento da sociedade como funciona a rede e como podemos trabalhar a prevenção e também no caso de quem já é dependente. O Conselho existe para traçar metas para esse combate e prevenção e levar para as escolas as informações da importância desse combate". Destacou o presidente do CMDP José Raimundo Sardinha.
A Juíza da 5ª vara da infância e Juventude Josineide Pamplona de Medeiros avaliou a importância da realização do evento. "O judiciário tem papel fundamental no combate as drogas. A nossa legislação prevê mecanismos de combate e de prevenção. Muito me anima conhecer a fundação e o funcionamento do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e o foco na prevenção. Nós precisamos perceber que a sociedade precisa estar mais consciente sobre os efeitos negativos das drogas e precisamos oferecer a essa sociedade como forma de prevenção alternativas e oportunidades para que a juventude possa ter lazer, possa ter conhecimento, educação de qualidade e assim se manter longe das drogas.
"A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social conta com 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que trabalha a prevenção de seus usuários, e também temos equipamentos que trabalham com as violações de direitos como o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro Pop Dom Lino Vombommel. O CMPD está vinculado a Semtras e é representado pelo governo e entidades civis, órgãos de segurança. É de suma importância nos darmos as mãos e levar as informações sobre a importância da prevenção nas escolas e com a sociedade. Trabalhamos nos Cras a importância do fortalecimento com as famílias para vencermos e enfrentar essa temática tão difícil para o mundo", pontuou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
O evento contou com apresentação de uma esquete chamada "O jovem e as drogas”, da Pastoral do Menor sob a responsabilidade do professor George Pisa.Apresentação de o “Jovem e as drogas”
Sobre o CMPD:
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD) possui a responsabilidade de formação, proposição e propulsão da Política Municipal de prevenção, fiscalização e repressão ao trafico e ao uso indevido de drogas e substancias analógicas, que determine dependência física ou psíquica, em harmonia com as políticas federal e estadual.
Ele é composto de 11 membros em representação entre entidades governamentais e não governamentais, sendo: 03 conselheiros representantes de Instituições Governamentais que indicados com seus respectivos suplentes e 08 conselheiros representantes de entidades não-governamentais e seus respectivos suplentes, escolhidos em Processo Escolha.
O CMPD tem sede na Casa dos Conselhos, localizada na Av. Curuá-Una canto c/ Marabá, 762, Santíssimo.
As secretarias e entidades que compõem o Conselho Gestão 2018/2020 são as seguintes: Secretaria Municipal de Educação (Semed); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras); Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd); Conselhos Tutelares; Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Associação Beneficente de Ministros do Evangelho do Pará (ABMEPA); Obras Sociais da Diocese de Santarém; Universidade do Estado do Pará (Uepa); Comunidade Terapêutica Família Feliz (CTFF); Casa Terapêutica o Bom Pastor.
A programação da semana de "Prevenção e Combate as Drogas" encerra nesta sexta-feira (28) com a realização de uma blitz em frente a Praça do Pescador Avenida Tapajós - Orla de Santarém das 18h ás 19h.