No final de semana o fluxo aumenta na Orla da Cidade e muitos populares estão na busca do frescor principalmente a noite. E neste final semana, as opções de entretenimento foram diversificadas. A mais atípica da noite de sábado (05) foi o cinema ao ar livre em frente ao prédio público municipal Centro Cultural João Fona (CCJF). Centenas de pessoas acompanharam o Pré-Lançamento do Festival de Cinema de Alter do Chão, organizado pela Krioca Comunicação, entre os apoiadores da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Na programação a exibição de 04 curtas-metragens e atração musical. O Festival será realizado no período de 21 a 27 de outubro na Vila balneária de Alter do Chão.
As inscrições para o Festival Internacional de Cinema já foram concluídas na primeira quinzena do mês agosto de 2019, com 1979 filmes, as produções vieram de lugares da Amazônia, de mais cidades brasileiras e exterior, e resultou na inclusão de 98 países participantes. Estima-se a participação de 50 mil pessoas no evento.
No Pré-Lançamento foram exibidos, os curtas-metragens, Zana, o filho da Mata, As aventuras de Pety, Le C.R.E.C e Nita, uma sobrevivente do massacre de Eldorado do Carajás. “Eu estou com a família, e estamos aproveitando a oportunidade de juntos assisti nesse telão esses filmes, em frente deste belíssimo prédio histórico, com essa brisa que faz aqui na Orla e gratuito é sensacional. Opção que fortalece o bem estar, nos traz mais conhecimento sobre a Amazônia e ainda ouvir show musical de talentos da nossa cidade. Parabéns aos organizadores por ofertar essa prévia de dias mais grandiosos que estão por vir na arte do cinema em nosso município. Vou organizar a minha agenda para ir à Vila de Alter do Chão”, disse a administradora de empresas, Mary Silva.
Para o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira (Pixica), “nós graças a Deus estamos conseguindo está no apoio a este maior evento de Cinema no município de Santarém. E informados pela organização quanto a abrangência deste evento no Brasil e demais lugares do mundo. Essa dimensão alcançada de 98 países com produções inscritas nos alegra quanto a escolha de Santarém em Alter do Chão sediar esse evento. E mobilizamos via Comunicação da Prefeitura, por meio da Assessoria de Comunicação da Cultura em parceria com a imprensa convidar o público para este Pré-Lançamento e aqui vemos que aceitaram o chamado a assisti filmes. Portanto dar condição aos munícipes e visitantes de mais cultura neste e demais ações é a nossa função”, destacou, o titular da pasta da Cultura no município de Santarém.
O diretor do Festival de Cinema de Alter do Chão, Locca Faria disse sobre a grandiosa satisfação de ver o público atento a tela cinema com foco sobre a Amazônia, em um cenário noturno, entre as belezas naturais e a beleza predial do CCJF que tem nas dependências parte da histórica dos ancestrais do povo de Santarém, a cerâmica da etnia Tapajó. “O Pré-lançamento agradou o público, e isso nos motiva muito. Desde cedo as pessoas aproximavam-se aqui deste local, uns já trouxeram as cadeiras dobráveis de casa e outros já ocupavam as disponibilizadas ao evento, e muitos votos de sucesso e agradecimento por trazermos o Festival de Cinema. O público misto, desde as crianças a idosos. E nos emociona de ver as pessoas saindo de suas casas para vir assistir filme. Trazer as pessoas para curti o show em espaço aberto é sensacional, mas vê-los sentar e assistir cinema, e com atenção à história que está sendo contada nas telas é fantástico. E estamos muito felizes por essa vivência aqui na Orla da cidade”, disse emocionado “Faria”.
Ainda na Orla, o apoio do governo municipal pela pasta da Cultura foi ao II TPM Festival, na programação, roda de conversa com a psicóloga, Eloísa Amorim e Luanna Picanço e a assistente social, Dianny Almeida na temática, “Empoderamento feminino e mulheres na música” e exposições de brechó, zines e artesanatos de mulheres que precisam de apoio e visibilidade. E finalizou com as apresentações de 09 Bandas femininas de Rock.
Mais Cultura com arte cênica no apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc)
Na noite de sábado (05), na Sala cultural do Theatro Victória, o nível alto de humor na linha do improviso foi com o Show Stand Up Comedy denominado “O Palco Meu”. A realização foi do Grupo Teatral “Alternativos”. A apresentação contou com a participação de 09 artistas.
O artista do grupo, o Enzo Gabriel informou que o objetivo do show foi alcançado. “Usamos a dinâmica diferenciada da comédia em pé e tem como objetivo deixar sempre em alta a cultura humorista do stand up comedy santareno. E sempre vamos aumentar os números de artistas participantes em cada apresentação. Nesta estivemos com nove comediantes em cena no palco”, explicou.
Participam os artistas: Carina Ribeiro, Cauê Artur, Downglas Vinicius, Enzo Gabriel, Everthon Mendes, Fredison Ferreira, Ícaro Black, João Augusto e Luan Santos.
Casa da Cultura
Desde sexta-feira (04), ocorre na Casa da Cultura a 29ª Mostra de Teatro, entre os apoiadores, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Na estreia, o espetáculo, "A Farsa do Boi", produzido pela Grupo teatral Kauré, conta sobre a lenda do Boi-Bumbá do Pará de maneira primorosa. No enredo, Seu Gumercindo recebe ordens de sua autoritária esposa, Dona Madalena, de cuidar com extremo afinco do Boi no dia do aniversário do animal. Nego Chico, empregado da fazenda de Seu Gumercindo e apaixonado por Catirina, filha de seu patrão, decide realizar o desejo de sua amada em troca de ser seu namorado, porém o desejo põe a vida do Boi em jogo. Nego Chico faz um pacto com um encantado, a Matinta Pereira, para realizar o desejo de sua amada e se mete em uma grande confusão.
O texto de Adriano Barroso, premiado pelo Centro de Artes do Pará em 2002, divertido e extremamente popular.
A Homenageada:
A Mostra de Teatro, segue a tradição nas homenagens a personalidade ligada ao segmento cênico Este ano a homenageada será a atriz e produtora teatral Odete Costa. “É uma mulher emponderada, sempre a frente aos movimentos sociais, militante na política e foi uma das pessoas que participou da criação da entidade Atas, por esses e outros motivos foi escolhida para ser homenageada”, disse, Ribeiro.
Até o momento já passaram pelo palco, 04 espetáculos, desses 01 da cidade de Oriximiná, “Grupo Uirapuru (Oriximiná) no espetáculo, “Uma cabocla chamada Norminda”. A Mostra é organizada pela Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém (Atas) encerra no próximo domingo, dia 13 de outubro.
Programação:
07/10 (segunda-feira) -Grupo Teatral de Aparecida – Grutap
Espetáculo: O Rei Leão
Hora: 20h
08/10 (terça-feira) - Grupo de Teatro Olho D'água
Espetáculo: Contos, cantos e encantos tapajônicos
Hora: 20h
09/10 (quarta-feira) – Artistas Circense
Espetáculo: Dia de Palhaçaria
Hora: 20h
10/10 (quinta-feira) - Grupo de Teatro José Dilon
Espetáculo: Ninho de Amor
Hora: 20h
11/10 (sexta-feira) - Grupo de Teatro Terra Firme
Espetáculo: Muyrakytã
Hora: 20h
12/10 (sábado) - Grupo de Teatro da Pastoral
Espetáculo: Glee - Em busca dos seus sonhos - do menor
Hora: 19h 30 mim
13/10 (domingo) – Grupo Faces
Espetáculo: Exagero Total - Grupo Faces.
Hora: 19h30 min
Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634.
E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com