Prossegue na Sala Cultural do Theatro Municipal Victória, o ciclo de oficinas com abrangência das Artes Cênicas, denominado de treinamento energético e organizado pela Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém (Atas). A capacitação está relacionada a comemoração de fundação dos 25 anos da entidade, apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Segundo Mourrambert Flexa, membro da cordenação, o ciclo de oficinas da Atas "Treinamento Energético" está na direção do facilitador Hefren Cristiano, que trabalha com a técnica proposta nas diretrizes do Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp (LUME). "A linha de trabalho é proposta como início de uma formação técnica do ator não interpretativo, que se utiliza de ações cotidianas e extras cotidianas. Além disso, trabalham-se atividades que se baseiam em ações físicas e vocais orgânicas, independentemente das informações do texto dramatúrgico", explicou Flexa.
O coordenador destaca na técnica LUME o diferencial e a quebra de vícios do ator. "Para que ele possa descobrir suas energias potenciais escondidas e guardadas a partir desses fluidos corporais, acendendo e externando as provocações do seu interior", destacou.
O ciclo de oficinas relaciona-se a um trabalho de exaustão. "Uma vez que a técnica do LUME é inspirada nas pesquisas de Grotowski, um dos grandes pesquisadores do Teatro Contemporâneo Mundial", conclui.
O ciclo de oficinas encerra neste dia 11 de maio, inicio sempre às 19h 30min. E o valor do investimento é de R$ 10.Arte da Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém (Atas)