4. Chefs Nacionais chegam em Santarém para o Cozinha Tapajós que inicia nesta quarta-feira
Chefs Nacionais chegam em Santarém para o Cozinha Tapajós que inicia nesta quarta-feira Autor: Desconhecido

Chef Roberto Esmeraldi ( à direita de Saulo), Chef Saulo Jenning (no centro) e Chef Dehoui (à esquerda de Saulo)
A Chef Dahoui e o Chef Roberto Esmeraldi chegaram hoje em Santarém, para a participação na 3ª edição do Festival Gastronômico "Cozinha Tapajós" promovido pelo Restaurante 'A Casa do Saulo' em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que ocorrerá no período de 05 a 08 de junho. A programação do evento será desenvolvida em comunidades do interior de Santarém, no Restaurante A Casa do Saulo e na Praça 7 de Setembro em Alter do Chão.

O secretário de Turismo, Diego Pinho, falou que mais uma vez a parceria da Prefeitura de Santarém se dá pelo compromisso que o governo municipal tem em dar seguimento as estratégias para o fomento do turismo e que fazer um receptivo para os chefes que estão chegando no município é fazer com que eles se sintam parte integrante do processo de construção e fortalecimento da atividade turística por meio da gastronomia local. "Em 2018 realizamos um grande evento e o Cozinha Tapajós deu a Santarém uma projeção grandiosa no cenário gastronômico nacional e internacional. Desde a semana passada estamos acolhendo os Chefs, através do Receptivo Turístico aqui no Aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca, para que desde este primeiro momento eles se sintam um dos principais atores da projeção da nossa gastronomia do Tapajós", destacou.

Para o idealizador do Festival Gastronômico, Saulo Jenning, a expectativa para mais uma edição é grande. "O 3º ano do Cozinha Tapajós a expectativa é muito boa, na verdade sempre aumenta, a nossa pesquisa no Tapajós, a nossa imersão, com a troca de conhecimentos ela é cada vez maior. O evento ganhou notoriedade no Brasil todo, ganhou respeito, ganhou carinho, carisma dos profissionais em dar sua contribuição nesse pedaço da Amazônia, que se chama Tapajós. Esse ano além de pessoas renomadas, cozinheiros autênticos e também de raiz, nós temos pesquisadores que vem para fazer experimentos, provas, para tirar proveito de tudo que o produto possa oferecer. E nesse primeiro momento de sua chegada aqui em Santarém, já vamos mostrando o quanto eles são importantes nesta troca de experiências", ressaltou.

Saulo falou ainda que no dia 06 de junho haverá uma roda de palestras e discussão no Anfiteatro da Selva, na Casa do Saulo, com a presença de todos os Chefs. Nos dias 07 e 08 de junho terão quatro estandes gastronômicos, com dois Chefes Locais e dois de São Paulo, com aulas shows na Praça 7 de Setembro.

Tanto a Chef Dahoui quanto o Chef Roberto Esmeraldi se encantaram com o ritmo de carimbó apresentado pelo Grupo Cultural Bailado de Carimbó e expressaram que estão ansiosos para conhecer os produtos da região. Durante o evento, os Chefs terão a possibilidade de adquirir novos conhecimentos por meio da interação da culinária da região do Tapajós com aperfeiçoamento de técnicas, inovações de cardápio, bem como reflexões nas palestras do evento.

Participarão do evento os Chef's de renome nacional Flávio Xapuri, Ivo Faria, Rodolfo Mayer, Paulo Ioller, Dahoui. O evento contará com a presença do Movimento da Gastronomia Social Mundial e Chef's locais.

Dia: 05 de junho de 2019 (quarta - feira) - Anfiteatro da Selva Casa do Saulo
9h - Saída dos Chefes da Pousada Vila rumo a Santarém (transporte de Van)
9h30 - Saída do Porto marques Pinto (transporte Barco)
10h30 às 12h - Imersão na Comunidade Pixuna
14h às 16h- Casa de Farinha do sr. Bené do São Francisco do Carapanari.
18h - Happy Hour no Deck do Saulo com apresentação dança do boto.

Dia: 06 de junho de 2019 - (quinta - feira)
8h - Saída dos chefes da Pousada Vila Alter rumo a Santarém
Visita no Mercado Municipal, compra de produtos para suas aulas e para levar para sua cidade natal.
12h - Almoço na Casa do Saulo
15h às 19h - PALESTRAS DOS CHEFES NO AUDITÓRIO DA CASA DO SAULO - Participação gratuita e inscrições uma hora antes no local. (Anfiteatro da Selva -Casa do Saulo)
Tema: O desenvolvimento Sustentável da Amazônia através da Gastronomia e do Turismo

Dia: 07 de junho de 2019 - (sexta - feira)
8h - Saída dos chefes da Pousada Vila Alter rumo a Santarém
10h às 12h - imersão no jari
12h - Almoço na comunidade
14h0 às 18h30 - Pré-Preparo das Aulas show

Dia: 08 de junho de 2019 - (sábado)
19H - ABERTURA OFICIAL DO EVENTO AO PÚBLICO (Alter do Chão).
Local: Praça 07 de setembro
Apresentação musical e abertura oficial
Aulas show
1-Paulo Yoller