4. Chef Mara Salles participará do festival Gastronômico 'Cozinha Tapajós'
Chef Mara Salles participará do festival Gastronômico 'Cozinha Tapajós' Autor: Desconhecido

Chef Mara Salles participará do festival Gastronômico 'Cozinha Tapajós'

Agencia Santarém

Chef Mara SallesNascida no interior de São Paulo, a chef Mara Salles, proprietária do premiado restaurante Tordesilhas, que tem grandes histórias na culinária paulista, estará nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2018, em Alter do Chão, para conhecer de perto a gastronomia tapajônica, por meio do Festival Gastronômico "Cozinha Tapajós", que tem como realizador o restaurante "Casa do Saulo", com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

Como professora universitária e pesquisadora da área gastronômica brasileira, a chef criou o primeiro módulo de cozinha brasileira para estudantes de gastronomia em nível superior, na Universidade de Anhenbi/Morumbi, que inspirou muitos jovens chefs a se encantarem pela área, além de contribuir para o desenvolvimento de técnicas que fortalecesse a cozinha brasileira, investigando ingredientes, para o resgate de conceitos tradicionais até desprezadas.

Sua vivência no campo da investigação gastronômica possibilitou o lançamento do livro Ambiências – Histórias e Receitas do Brasil, que recebeu o prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil, de Gastronomia em 2012.

Em seu empreendimento, o Tordesilhas, Mara abre espaço para pequenos produtores, como forma de incentivar novas possibilidades de uso de seus produtos no cardápio e em eventos, como estratégia para uma movimentação constante em seu restaurante.

Reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho, já representou inúmeras vezes o Brasil na Europa, Estados Unidos, Canadá, África e América Latina. Participa também dos principais eventos nacionais de gastronomia. Desde 2015 faz parte de um grupo internacional, formado por chefs, antropólogos, historiadores, cientistas e artistas, que estudam os ingredientes, povos e modos alimentares da Amazônia na América, o "Cumari: From Rainforest to Table".

Mara é grande divulgadora da cozinha amazônica, não só por ter em seu cardápio alguns ícones da região. Em 2013 criou o Projeto Tem Tacacá na Tietê, onde serve, a cada dois meses, o Tacacá para as pessoas que passam na frente do restaurante, a preços acessíveis, popularizando a iguaria paraense em São Paulo.

A região do Tapajós terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de Mara Salles, que já percorreu o Brasil de Norte a Sul, e a chef terá oportunidade de ter contato com os elementos da gastronomia do Tapajós.

Saiba Mais: