A segunda Feira Pop deste ano aconteceu na manhã desta quinta-feira (06) nas dependências do Centro de Referência de Atendimento Especializado à População em Situação de Rua - Centro Pop Dom Lino Vombommel. A primeira Feira Pop aconteceu no mês de maio deste ano.
Feira Pop é um projeto de educação financeira. A Feira Pop é um projeto de educação financeira que se propõem a promover a valorização do trabalho. Para cada trabalho bem realizado no Dia do Zelo (projeto que objetiva ações de autonomia e integração, consistindo em trabalho em equipe voltado para a limpeza da unidade), o usuário ganha uma Moeda Pop (moeda fictícia correspondente aos trabalhos, usada exclusivamente na Feira Pop, sem fins lucrativos). Semanalmente, as moedas são acumuladas e ao fim de dois meses elas são utilizadas na Feira Pop, onde são trocadas por materiais disponíveis.
Troca por material disponível.Segundo a coordenadora do Centro, Glaucya Fiori, quarenta e oito usuários haviam participado das ações do dia do Zelo, mas somente vinte e dois estavam presentes. No grupo havia um usuário que se destacou com 129 moedas (fictícia). Ele colaborou com a lavagem de panelas. Todos puderam comprar os produtos que estavam à venda em locais réplicas de uma feira construído no Centro. "Muitos usuários participaram dessa segunda vez, mas todos "compraram" roupas, calçados, mochilas, bolsa feminina, colchas, travesseiros. Os itens mais procurados foram roupas, ficamos felizes com a participação deles e temos a certeza que mais uma vez atingimos o nosso objetivo", disse Glaucya.
A coordenadora agradeceu às pessoas que doaram os produtos que serviram para a realização desse momento. Diariamente, são atendidos pelo Centro Pop 30 pessoas em situação de rua. São realizados atendimentos individuais e coletivos, geralmente, atividades de saúde, palestras educativas, ações de cidadania, como expedição de documentos, além das abordagens nas ruas, que ocorrem por uma equipe especializada às segundas e sextas-feiras.
O público recebido no Centro Pop Dom Lino Vombommel em Santarém é heterogêneo e de adultos.
Sobre o Centro Pop Dom Lino Vombommel
O Centro Pop é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Em Santarém, o Centro Pop disponibiliza, também, o serviço de abordagem social.