O Arraiá das Marias realizado na manhã desta quarta-feira (26), foi um grande sucesso. A festa preparada com muito carinho para as mulheres vítimas de violência doméstica usuárias do Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher - Maria do Pará levou alegria com brincadeiras como o trava língua, corrida de saco, quadrilha e desfile com a escolha da miss Maria do Pará, além das deliciosas iguarias e depoimentos de superação das mulheres.
A pedagoga do Centro Maria do Pará Lucidalva Silva Sousa contou que a realização de eventos como esse visam melhorar a autoestima das mulheres promovendo um momento de descontração e socialização entre elas e os servidores do Centro. "Ouvir que o nosso trabalho aqui do centro transformou a vida delas realmente não tem preço. A imagem da felicidade e superação é gratificante demais para a nossa equipe."
Uma das usuárias do centro, de 48 anos, levou o boletim escolar para apresentar a todos e contou que por meio do Maria do Pará pode retomar os estudos. "Pensei em desistir e fui muito incentivada a não fazer isso e hoje estou concluindo com muita felicidade o meu ensino médio."
"Quando cheguei aqui há 2 anos e meio estava destruída, muito triste, sem chão, aqui no Maria, na oficina de geração de renda aprendi o artesanato. Hoje faço bonecas, tiaras, pufes, filtro de baldes e já ganhei dinheiro para gradear a minha casa. Minha vida hoje é outra, aqui sou respeitada e me sinto acolhida", disse a usuária de 57 anos que têm dois filhos e superou a violência doméstica.
As usuárias aproveitaram o "arraiá" vestidas a caráter com lindas tiaras na cabeça e roupas bem coloridas e com muita descontração participaram de todas as atividades realizadas.
De janeiro a junho deste ano o centro atendeu 350 mulheres. Desde a inauguração do Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher - Maria do Pará aproximadamente 1.700 mulheres vítimas de violência doméstica foram acompanhadas.