4. Centro Maria do Pará encerra programação de aniversário de sete anos
Centro Maria do Pará encerra programação de aniversário de sete anos Autor: Desconhecido

Centro Maria do Pará encerra programação de aniversário de sete anos

A manhã de quinta-feira (17), foi de festa e muita interação no Centro de Referência Especializado Maria do Pará, em comemoração aos sete anos de implantação do equipamento da Prefeitura de Santarém, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

Trinta e quatro mulheres, usuárias do serviço, participaram da programação que iniciou com um café da manhã e contou com participação do grupo musical Voz & Violão - Elianque e Beatriz. Receberam ainda a palavra religiosa da Pastora Luciana Martins, da Igreja Nova Aliança.

As usuárias aproveitaram a ocasião para agradecer o apoio que receberam nos momentos difíceis quando decidiram por um ponto final nas agressões, que em alguns casos, aconteciam há anos. "Aqui pude acreditar que eu tinha com quem contar. Hoje minha vida foi restaurada, sei que sou digna de amor e só posso receber o melhor", contou uma usuária do centro.

A vereadora Maria José Maia esteve no Centro parabenizando a equipe e também participou da festa. Fez questão de destacar que a história das mulheres que sofreram diversos tipos de violência se divide em dois momentos: o antes e o depois da entrada no Centro Maria do Pará.

A assistente Social do ProPaz, Tainá Brito Nobre, também participou da comemoração dos sete anos de implantação do Centro e observou que a equipe que trabalha no 'Maria' transcende o profissional. "É bonito ver um trabalho que se realiza de fato. É importante que as vítimas se sintam valorizadas, amparadas e que possam contar com uma rede de proteção".

A coordenadora do Centro agradeceu a equipe técnica pelo trabalho desempenhado diariamente para amparar as mulheres que procuram o equipamento e também agradeceu as importantes parcerias para a realização de momentos como o da comemoração. "Há um ano eu estou como coordenadora do Centro, mas trabalho desde 2011 com vítimas de violência, hoje é importante essa comemoração, pois trabalhamos transformando vidas".

No dia 28 de abril o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará completou sete anos de fundação em Santarém. Desde o início do mês de maio várias atividades foram realizadas nessa comemoração.

Sobre o Centro Maria do Pará

O Centro presta acolhimento, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência seja doméstica, sexual, patrimonial, moral, física, psicológica, assédio sexual, assédio moral, entre outros. De janeiro a abril 108 mulheres vítimas de violência foram atendidas no Centro.
O Maria do Pará incentiva a questão do empoderamento, da força que a mulher tem e que ela não está sozinha. Lá essas mulheres têm a oportunidade de recuperar a alegria de viver e o orgulho de ser mulher. O Centro tem parceria direta com a Delegacia de Atendimento à Mulher e o Abrigo de Mulheres.