Autor: Fernanda Rabelo
Fotos: Rony Aires
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, entregou ao governador Helder Barbalho, em Santarém, a Escritura Pública de Doação de Área para futuras instalações do Centro de Convenções do município, que será construído em terreno localizado na Avenida Fernando Guilhon, próximo ao Aeroporto Maestro Wilson Fonseca. A cerimônia de entrega aconteceu nesta sexta-feira, 16, dentro da agenda de trabalhos que o governador cumpriu na região.
Além do prefeito, participaram da cerimônia o secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso; a Secretária de Habitação, Neucilene Lopes; o Secretário Estadual de Turismo, André Dias; o Deputado Federal José Priante e o Deputado Estadual Victor Dias.
O Governador Helder Barbalho fez questão de falar da importância que o Centro terá para Santarém e municípios vizinhos. “Esse foi o ponta pé inicial para a retomada do fomento ao turismo da região, o Centro de Convenções não será só de Santarém, mas potencializará e fortalecerá a economia de todos os outros municípios próximos. O Turismo só tende a crescer cada vez mais”, disse o governador.
O secretário Alaércio agradeceu todo o empenho da gestão municipal e a gestão estadual pelo ato de expandir e mostrar que a região oeste do Pará ganhará estrutura para receber grandes eventos, além de entrar ainda mais na rota turística do estado. “O Centro de Convenções consolida Santarém no cenário de grandes cidades turísticas, onde poderá receber eventos e alavancar toda a região para o país”, destacou Alaércio, que agradeceu a presença do Secretário Estadual André Dias, que mais cedo esteve visitando a Secretaria Municipal de Turismo de Santarém.
O processo de licitação já está em andamento pelo Governo estadual. O projeto arquitetônico tem previsão de área construída superior a 10 mil metros quadrados, auditório com 400 lugares, praça de alimentação com mais 350 lugares, ambulatório, camarins, área VIP, sala de imprensa, banheiros estacionamento com mais de 500 vagas, salas de controle técnico e departamento administrativo.
Para o prefeito Nélio Aguiar, o Centro de Convenções trará desenvolvimento e fortalecerá um segmento muito importante na cidade e região.
“Passamos a escritura da área ao governo do Estado para a construção de uma obra que será muito importante para Santarém e região. Mais uma parceria importante do município com o governo do Estado, para trazer mais desenvolvimento. O turismo é um segmento muito importante que vai ganhar mais valorização ainda com esta obra”, afirmou Nélio Aguiar.
Santarém será a terceira cidade do Pará a ter um Centro de Convenções, se igualando a Belém e Marabá. O Centro terá uma área que conta com acessibilidade e tecnologia avançada em um espaço de mais de 10 mil metros quadrados. A abertura do edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela obra, será no próximo dia 27 de abril.