Os projetos escolares do ano letivo de 2019 do Centro de Educação Municipal Infantil (Cemei) São Cristóvão foram culminados durante a II Noite Cultural que teve a participação de toda a comunidade escolar na noite desta quinta-feira (28).
”As crianças deram um show de brilhantismo, os reis e as rainhas estavam lindos, os stands com os temas mostraram a importância da Noite Cultural com explanações durante a visitação da comunidade que também foi muito positiva”, informou o coordenador do Cemei, Fábio Matos.
A cultura de Santarém foi trabalhada de maneira coletiva durante as atividades que envolveram a culinária, a dança, os monumentos históricos e o folclore. Para abordá-los nos trabalhos, as crianças, acompanhadas dos professores e familiares, conheceram praias e balneários de Santarém, nos meses de outubro e novembro, assim como um pouco da história das lideranças políticas da cidade, finalizando com a religião e o patrimônio histórico por meio dos prédios mais antigos. “Nós saímos das dependências da escola para conhecer melhor a cidade, haja vista que muitos pais não têm tempo de ir com suas crianças nesses locais nessa fase de crescimento, para que tenham contato com esses ambientes”, ressaltou Matos.
Durante as visitas até a culminância do projeto várias etapas foram seguidas para garantir a segurança das crianças como as permissões solicitadas à coordenação de Educação Infantil da Semed, a viabilidade da logística para os deslocamentos, a autorização dos pais e do juizado da infância e da adolescência e a participação do Corpo de Bombeiros.
As atividades externas estão alinhadas ao programa político pedagógico trabalhado na fase de formação das crianças, que visa conhecer de fato as particularidades da cidade, por meio dos passeios, brincadeiras e trabalhos lúdico-manuais para que conheçam a cidade pedagogicamente. O lúdico-pedagógico são brincadeiras, socializações informais, contações de história da cidade e dos monumentos somado a bagagem cultural já inerente nas crianças, partindo do princípio de que também vivem essas experiências junto às suas famílias.
Em conclusão, o professor Fábio Matos também avaliou positivamente o ano letivo que está se encerrando. Segundo ele, tudo que foi planejado e previsto no calendário escolar foi executado, considerando os 200 dias letivos do ano de 2019.
Com menos de dois anos de funcionamento, o Cemei São Cristóvão já alcançou objetivos e metas significativas para a educação infantil conquistadas pelo governo municipal e dos colaboradores, pais e comunidade escolar.