A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizou no início da tarde desta quinta-feira (22), no auditório da Semtras a entrega dos castiçais que serão usados no sábado (24) na Trasladação noturna do Círio de Nossa Senhora da Conceição. O trajeto é o momento em que os fiéis seguem com a imagem santa em procissão luminosa e antecede o grande Círio que em 2018 completa 100 anos de realização.
A solenidade da entrega dos castiçais aconteceu na presença do Bispo da Diocese de Santarém Dom Flávio Giovenalle, do Coordenador do Círio e Berlinda Gilberto Dinelly e sua equipe, da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, da Vereadora Maria José Maia, servidores da Semtras e de outras secretarias do município.
Na ocasião, a Secretária Celsa Brito agradeceu pela produção dos castiçais as equipes e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a organização da celebração pela equipe das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e as doações das garrafas.
Leia também:
A secretária leu ainda uma passagem bíblica do evangelho de Lucas destacando o início das caminhadas de Maria e desejou que ela continuasse caminhando conosco, com todos os seus filhos a população de Santarém para serem iluminados. "É o segundo ano de nossa gestão em que produzimos os castiçais para a Igreja usar na trasladação luminosa. Cada ano estamos melhorando e inovando. Esse ano utilizamos duas garrafas pets e com isso proporcionaremos mais segurança para os fiéis e também dobramos a quantidade de garrafas que seriam levadas para o lixo e as transformamos em belíssimos castiçais."
"Quando escurecer é importante para dar um brilho, uma luminosidade. As velas sempre na tradição cristã foram usadas para iluminar, mesmo de dia, e lembrar aquilo que Jesus disse para nós cristãos: 'Sois a luz do mundo'. Os castiçais darão um brilho todo especial a Trasladação. A parceria com a Secretaria de Assistência Social traz a luz da reciclagem e reaproveitamento de um elemento que seria descartado. Cada ano há uma melhora, o castiçal desse ano ficou mais seguro, mais bonito e mais enfeitado", destacou o Bispo da Diocese de Santarém.
O Coordenador do Círio e Berlinda Gilberto Dinelly sentiu-se agraciado por receber os 1.500 castiçais produzidos pela Secretaria de Assistência. Ele contou que a Diocese recebeu esse ano mais de 14 mil castiçais que foram produzidos pelos fiéis da Igreja, instituições públicas e particulares.
A entrega dos castiçais foi antecedida por uma emocionante apresentação de coral de quarenta e cinco crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos do Cras Nova República, que interpretaram a música Maria Mãe dos Caminhantes.
Os 1.500 castiçais foram produzidos pelos usuários e equipe dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), equipamentos ligado a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
A produção de Castiçais pela Semtras teve início em 2005 e aconteceu até 2012, na época quem confeccionava os castiçais eram as famílias usuárias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Na retomada da produção, desde o ano passado, os oito Cras passaram a confeccionar os Castiçais com apoio da do centro equipe e os próprios usuários.