1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Casa de Apoio em Belém oferece mais conforto para pacientes santarenos
Casa de Apoio em Belém oferece mais conforto para pacientes santarenos Autor: Desconhecido

Casa de Apoio em Belém oferece mais conforto para pacientes santarenos

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Nova estrutura oferece mais conforto, higiene e dignidade aos pacientes do TFDOferecer acolhimento c...

Nova estrutura oferece mais conforto, higiene e dignidade aos pacientes do TFDOferecer acolhimento com dignidade e respeito a pacientes santarenos que precisam realizar tratamento em Belém é o principal intento da Casa de Apoio de Santarém (CAS), localizada na capital paraense, Av. Generalíssimo, 843, no bairro Nazaré. A Casa é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Semsa) e passou a funcionar em novo endereço desde agosto de 2017, graças a preocupação da administração pública, sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar, com a falta de infraestrutura da antiga Casa, que já funcionava há 20 anos em precárias condições. Desde a mudança de endereço a CAS já recebeu 593 usuários. Atende atualmente 27 pessoas.

Leia também:

O novo prédio possui mais espaço, confortabilidade e acessibilidadeO novo prédio é mais amplo, arejado, confortável e de fácil acesso aos cômodos. Possui uma área livre para lazer que pode ser utilizada pelas crianças para brincar e pelos pacientes para o banho de sol. Todos os quartos são no andar térreo, dando maior acessibilidade aos pacientes. Cada quarto possui um banheiro e armários embutidos. A Casa possui ainda 29 camas.

A Casa possui uma equipe composta por um médico clínico geral, assistente administrativo, assistente social, cozinheira, serviços gerais e motorista. De acordo com a coordenadora da CAS Markelly Monte na Casa são oferecidos estadia, transporte, alimentação, apoio médico e psicológico aos pacientes e a seus acompanhantes. "O prefeito Nélio Aguiar não mediu esforços para dar o melhor tratamento aos pacientes e acompanhantes que chegam de Santarém até a capital. A nova estrutura oferece mais conforto, higiene e dignidade aos pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), do Sistema Único de Saúde (SUS), justamente no momento mais delicado de suas vidas. E hospeda também os acompanhantes que vem de Santarém", ressaltou Markelly.Alguns membros da equipe que compõe a CAS

Em junho desse ano, a secretária de saúde Dayane Lima fez uma visita ao novo prédio da CAS. A secretária conversou com usuários e dialogou com toda a equipe de servidores da casa. "Na ocasião, fiquei muito feliz em ver que o serviço é humanizado, o local é limpo, amplo, ventilado e os servidores estão qualificados para receber os nossos usuários com dedicação, respeito e carinho", ressaltou Dayane Lima.

Todos os quartos são no andar térreo, dando maior acessibilidade aos pacientes. Cada quarto possui um banheiro e armários embutidosA dona de casa Janivalda Santos Lima, moradora do bairro Jardim Santarém, está há 2 meses hospedada na Casa de Apoio com o filho, um bebê de 1 ano e 6 meses. A criança é cardiopata e precisou ser levada à capital para receber tratamento, dada a complexidade do caso. Beneficiada pelo TFD foi encaminhada a Belém teve todas as despesas de transporte e estadia pagas pelo município. Janivalda disse que recebeu todo o suporte necessário. "Desde o primeiro momento fui muito bem recebida. Não tenho do que reclamar. A gente recebe apoio psicológico, além de alimentação e transporte. Temos apoio no que precisarmos aqui em Belém. Os profissionais que trabalham na casa nos ajudam em tudo e são muito receptivos. A gente se sente em casa", explicou a dona de casa.

Amanda Patrícia Mota, moradora do bairro da Matinha, é outra santarena que vem recebendo suporte na casa de apoio em Belém. Ela está acompanhando o filho de 7 anos que tem problema oftalmológico e que passa por tratamento na capital paraense. "A casa de apoio é de fundamental importância para quem está em tratamento e não tem parente na cidade que possa dar esse amparo. Até a marcação de consultas é feita pelos profissionais da casa. É realmente muito bom", afirmou.

O paciente que precisa se hospedar na casa de Apoio, através do TFD, deve se enquadrar nos seguintes requisitos:
• Residir em STM;
• Ter garantido o atendimento no município de destino, através de aprazamento das Centrais de Consulta e Leito;
• Ter esgotado todos os recursos de diagnósticos e terapia, no município onde reside.

A nova Casa de Apoio de Santarém (CAS) fica localizada na Av. Generalíssimo, Nº 843, entre Boa Ventura e João Balbi, bairro Nazaré.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.