O Centro de Atendimento Social (Cas), equipamento da Prefeitura Municipal de Santarém ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou no auditória da Semtras, durante dois dias (03 e 04/04), a Primeira Capacitação de 2018 para os coordenadores e técnicos dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Municipal, visando esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Único e também apresentar duas ferramentas para aperfeiçoar o atendimento realizado nos Cras e Craes da cidade.
Nesse último dia, a equipe contou com a presença do coordenador do Bolsa Família na Educação, Jonathas Ribeiro Gama, que apresentou o processo desenvolvido pelo setor do Programa e pôde fazer uma troca de experiência com os participantes.
Segundo a ministrante do curso, Aline de Carli, a iniciativa objetiva aprimorar a comunicação e a gestão do Cadastro Único em Santarém. "É de extrema importância, essa é apenas a primeira capacitação do ano e existe um cronograma de atividades voltado para todas as pessoas que utilizam direta ou indiretamente o cadastro único".
A assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho, Marlen Ribeiro Reg, avaliou como positiva a capacitação. "Foram dois dias intensos de mais aprendizado, de conhecer novas ferramentas para melhorar nosso atendimento e viabilizar soluções para os problemas de usuários com a intenção de evitar transtornos e danos financeiros em relação ao programa Bolsa Família. São de suma importância as capacitações, pois o sistema muda com frequência, a formação continuada nos possibilita estarmos atualizados e consequentemente fazermos atendimentos especializados e com mais êxito", finalizou.