Equipes do CAR e Programa Amigo de Valor A Casa de Acolhimento Reviver (CAR) – Abrigo Municipal, equipamento que assiste crianças e adolescentes privadas do convívio familiar, recebeu na terça-feira (3), a equipe do Programa Amigo de Valor em uma visita técnica à estrutura física do prédio e ações. O CAR é administrado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e está recebendo execuções do Programa.
A superintendente executiva de sustentabilidade do Banco Santander São Paulo Karine Bueno e colaboradora do Santander Santarém Paula Souza vivenciaram uma manhã de interação com as crianças e adolescentes com ênfase ao diálogo e empatia. Por sua vez, os acolhidos mostraram os dormitórios, espaços de brincadeiras e atividades lúdicas que recebem no CAR.
Uma das acolhidas, 12 anos, leu uma mensagem de agradecimento às técnicas do programa. Na ocasião, Karine parabenizou o serviço realizado e mencionou sobre a importância da parceria que tem como proposta a ressignificação de vidas. "A Casa de Acolhimento Reviver é um dos 67 projetos apoiados no Brasil pelo Programa Amigo de Valor do Banco Santander. São mais de 35.000 pessoas, principalmente funcionários do Banco, que apoiam financeiramente os projetos. Nos últimos 17 anos, destinamos mais de R$125 milhões de reais para a defesa de direitos das crianças e adolescentes. A visita foi muito importante para conhecermos o trabalho que é realizado com tanta dedicação na Casa de Acolhimento e para entendermos a importância do recurso para as melhorias físicas e de atendimento. Esperamos que estas melhorias contribuam para o bem estar e o desenvolvimento das crianças e adolescentes durante seu tempo de permanência".
A coordenadora do CAR Ironeide Sales destacou que a integrante do programa falou ainda sobre a importância de continuar enquanto equipamento socioassistencial acessando os editais e oportunizando o favorecimento de novos projetos para contemplar as crianças e adolescentes. "Esse Projeto vem estruturar ainda mais o espaço físico e dar melhores condições de oferta do serviço que já vem sendo desenvolvido desde o início de suas atividades. Para nós é uma honra saber que fomos beneficiados por um Programa com a magnitude que o Amigo de Valor vem se desenvolvendo e ampliando sua rede de Beneficiários e ainda alavancar possibilidades de podermos concorrer a outros recursos. O que só nos anima a cada vez mais proporcionar o melhor para nossas crianças e adolescentes."
Acompanharam a visita a coordenadoras da Casa de Acolhimento Reviver Ironeide Sales, da Proteção Social Especial (PSE) Adriana Encarnação, a procuradora da Semtras Cristielle, o engenheiro Rafael Reis e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) Marileuda Cunha
Casa de Acolhimento Reviver em números
Em dezembro de 2018 Santarém esteve entre os dois municípios do estado do Pará com propostas aprovadas entre as mais de 190 inscrições do Brasil enviadas para o Programa. O "Projeto Acolher para Proteger" da CAR teve depositado no fundo da criança e do adolescente o valor de R$ 252.675,11 através do Programa Amigo de Valor. O projeto já está em execução no que tange aos recursos humanos e aquisição de bens e serviços e o projeto físico será executado ainda neste ano de 2019.
A CAR fundada em junho de 1999 oferece acolhimento, cuidado e espaço de desenvolvimento para grupos de crianças e adolescentes em situação de risco, negligência e abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
Garante privacidade, respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. A casa de acolhimento funciona de forma ininterrupta, durante as 24 horas do dia, e o acolhimento é feito a partir de determinação judicial.
Sobre o Programa Amigo de Valor
Desenvolvido desde 2002, o Programa Amigo de Valor contribui para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados. O Programa investe no fortalecimento de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de municípios parceiros direcionando recursos aos seus respectivos Fundos, atores fundamentais no Sistema de Garantia de Direitos.