4. Capacita Suas qualifica profissionais de assistência social em Santarém
Capacita Suas qualifica profissionais de assistência social em Santarém Autor: Desconhecido

Capacita Suas qualifica profissionais de assistência social em Santarém

Agencia Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e mais 12 municípios da região estiveram por toda esta semana participando do Capacita Suas, programa de capacitação destinado aos profissionais, gestores, conselheiros e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que atuam na rede sócio-assistencial governamental e não governamental.

Na abertura do evento (20), estiveram em Santarém, Danilo Alho, diretor da Escola de Governança; Reinan Abril, coordenador do Capacita Suas e Haroldo Brandão, representando a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, participou da abertura e desejou que todos pudessem aproveitar a capacitação, devido a sua importância. "Essa capacitação é extremamente necessária para os trabalhadores do Suas, pois foca na qualificação dos nossos profissionais. Ela irá trabalhar nos indicadores de diagnóstico e acompanhamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Programa Brasil Sem Miséria (BSM), preparando para se trabalhar adequadamente com os indicadores. Com isso, nossos usuários é que serão os maiores beneficiados, com serviços mais qualificados".

A capacitação foi ministrada pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará que promove a qualificação dos servidores públicos do estado e atores sociais dos municípios e da sociedade civil co-partícipes, visando a sua valorização e o aprimoramento da gestão pública comprometida com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Reinan Abril, coordenador do Capacita Suas, disse que nos últimos três anos, mais de 8 mil servidores estaduais e municipais de 138 municípios foram capacitados nas áreas de educação, meio ambiente , assistência social e governança pública. "No pólo Santarém, temos a participação neste programa de Alenquer, Santarém, Belterra, Faro, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos, Mojuí dos Campos,Terra Santa, Placas, Curuá e Prainha. Vale destacar que a autarquia foi a primeira escola de governança da região norte a firmar acordo desta magnitude, passando assim a compor a Rede Nacional de Educação Permanente do Suas – Renep/Suas. A formação já atingiu 16 pólos no estado, com 137 municípios atendidos e 1158 concluintes em cursos presenciais de 40 horas", destacou.

Mais de 50 pessoas participaram da capacitação. A ministrante da capacitação Gessyca Baracho, mestre em Serviço Social, avaliou o evento como uma conquista para os trabalhadores do Suas, que estarão capacitados para o fortalecimento das políticas públicas.

Para a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão, Luiza Amazonas, com a qualificação os técnicos dos 13 municípios da região puderam compreender mais a origem e aprender como utilizar melhor os dados sociais no processo de construção de indicadores para fins diagnósticos, para a partir de então traçar estratégias que corroborem para minimizar as mazelas sociais, considerando ainda alguns fatores fundamentais, como por exemplo a realidade ou peculiaridade de cada município.

"Em meio as atividades propostas e aos debates calorosos nos momentos de discussões, o evento fez um breve apanhado histórico sobre a assistência social no Brasil e no mundo. Trouxe à tona a necessidade de fortalecer ainda mais o Suas na região norte, pois apesar dos diversos avanços obtidos, ainda esbarramos em algumas dificuldades que acabam por comprometer o desempenho satisfatório de um trabalho em que o foco é a garantia de direitos de cada usuário", afirmou Luiza.

Para Adriany Oliveira, psicóloga e coordenadora da Proteção Básica Social, o momento foi fundamental uma vez que já fazia algum tempo que capacitações não eram realizadas. "O aprendizado e a troca de experiências e também de compartilhar com os novos técnicos da assistência de outros municípios o nosso serviço foi importante. Esse curso de indicadores servirá para que o município possa traçar as politicas publicas executadas pela Semtras", garantiu.