A Campanha Negócio Legal movimentou a vila balneária de Alter do Chão, nesta quarta-feira, 21. Empresários e comerciantes tiveram a oportunidade ideal para legalizar suas empresas e dinamizar seus lucros. Os atendimentos ocorreram no Centro de Convivência do Idoso, na Travessa Agostinho Lobato.
Negócio Legal é uma campanha realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nela, são ofertados serviços gratuitos voltados à formalização de novos empreendedores e regularização de empresas. Ao todo, foram realizados 185 atendimentos. O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Pará CRC/PA – Delegacia de Santarém e Associação dos Contadores do Oeste do Pará – Voxcontábil.
Entre os serviços disponibilizados: palestras; consultorias; microcrédito; abertura de empresas; parcelamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); emissão de alvará provisório de funcionamento e localização para atividades de baixo grau de riscos, orientações de contadores,
Para a secretária municipal de Finanças, Josilene Pinto, a campanha foi positiva e ajudou muitos empresários e comerciantes. O foco hoje é para que o empreendedor mantenha o seu negócio, depois de formalizado, funcionando legalmente. “A pandemia acentuou ainda mais a distância entre os pequenos e médios empresários e comerciantes e as instituições de assistência e consultoria. O próprio atendimento foi fragilizado. O Negócio Legal ganha mais força com esse cenário e possibilita uma ajuda ainda maior para esse público que pode resolver tudo ali naquele momento. Ganha o empresário, ganha o cliente e ganha a economia local. Estamos muito felizes com o sucesso da procura pelos serviços”, destacou Josilene.
Para o Sebrae, a oportunidade oferecida pela Campanha pode mudar a vida das micro e pequenos empreendedores. “Ela tem uma grande relevância para as micro e pequenas empresas porque carrega um mote de formalização, principalmente. Ou seja, dá legalidade para o pequeno empreendedor, que muitas das vezes tá trabalhando, lutando e não sabe que pode se formalizar sem aquela grande carga tributária, por possuir um tratamento diferenciado pela legislação. Os impostos são menores. A ausência dessa informação faz com que permaneçam na informalidade, deixem ter muitos benefícios. A ação levou para Alter do Chão toda essa gama de serviços, uma ação entre parceiros que possibilitou principalmente essa formalização aos micro e pequenos empresários de Alter do Chão”, disse Michel Martins, representante do Sebrae.
Os serviços e ações ofertados pelo Negócio Legal continuam ao alcance dos empreendedores com o atendimento na Sala do Empreendedor. O espaço funciona na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 829, bairro Aeroporto Velho, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14 horas.
Negócio Legal em números em Alter do Chão:
1 FORMALIZAÇÃO DE MEI 19
2 ALTERAÇÃO DE CADASTRO 7
3 EMISSÃO DE DAS MEI 3
4 ATUALIZAÇÃO PGISS 9
5 INSCRIÇÃO MUNICIPAL 6
6 EMISSÃO CARTÃO CNPJ 11
7 TAXA DE BAIXA 1
8 DECLARAÇÃO 5
9 ATENDIMENTOS PESSOA JURÍDICA 26
10 ATENDIMENTOS PESSOA FÍSICA 10
11 INFORMAÇÕES/ORIENTAÇÕES 52
12 MICROCRÉDITO/ORIENTAÇÕES 25
13 CERTIFICADO DO MEI 6
14 EMISSÃO COMPROVANTE CADASTRAL 5
TOTAL 185