1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Campanha municipal 'Outubro Rosa' tem foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Campanha municipal 'Outubro Rosa' tem foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama Autor: Desconhecido

Campanha municipal 'Outubro Rosa' tem foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Abertura oficial da campanha 'Outubro Rosa' no Centro de Referência em Saúde da Mulher. Secretária D...

Abertura oficial da campanha 'Outubro Rosa' no Centro de Referência em Saúde da Mulher. Secretária Dayane Lima informou que o foco é prevenção e diagnóstico precoce. Foto-Mauro Nayan

Com o tema: “Caia de peito nessa luta”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou  a abertura da campanha municipal Outubro Rosa de prevenção e combate ao câncer de mama. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (2), no Centro de Referência em Saúde da Mulher e contou com a participação de vereadores e outras autoridades, além de colaboradores do Centro e da secretária municipal de saúde, Dayane Lima.

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a partir de 2018, estima-se que cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição.

Os dados alarmantes posicionam o câncer de mama como a segunda doença que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção.

Equipe do Centro de Referência em Saúde da Mulher engajada para oferecer o melhor atendimento às mulheres. Foto-Mauro Nayan

Com esse objetivo, o mês de outubro é considerado o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, chamado Outubro Rosa. A ideia é incentivar as mulheres aos cuidados com a saúde, ajudando a conscientizá-las a respeito da prevenção, diagnóstico precoce e, também, com a desmistificação da doença.

Em Santarém, as mulheres contam com o Centro de Referência em Saúde da Mulher, um centro especializado para atendimentos diversos e cuidados voltados especificamente ao público feminino. O Centro realiza atendimento às mulheres, encaminhadas das Unidades Básicas de Saúde da área urbana, rural e de municípios vizinhos, nas área de obstetrícia e ginecologia.

Nele, são disponibilizados: consultas de pré-natal de alto risco; coletas de PCCU; programa de planejamento familiar; atividades educativas; serviço de ginecologia com controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) e realização de exames como colposcopia e biópsia uterina; exames de mamografia e ultrassonografia; atendimento médico com mastologista e atendimento psicológico.

“Vamos intensificar as ações educativas e os exames por todo esse mês, incentivando o cuidado com as mulheres. Vamos focar na prevenção e também no diagnóstico precoce. Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são muito maiores e essa mulher pode evitar maiores complicações, como por exemplo a mastectomia, ou seja, a retirada da mama que é muito radical e traz muito sofrimento à mulher”, explica a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, enfermeira Dináuria Faria.

Enfermeira Dináuria Faria explica que ações educativas e exames serão intensificados durante este mês. Foto-Mauro Nayan

A ideia é propor um mês inteiro dedicado à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. A secretária de saúde, Dayane Lima, informou que uma das iniciativas deste mês, para incentivar a prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa, é dobrar o número de mamografias disponibilizadas no Centro de Referência da Mulher.

“Vamos aumentar de 200 para 400 mamografias este mês na Casa da Mulher, e vamos continuar aumentando esse número para diminuir a demanda reprimida de mamografias até o final do ano. Queremos com isso garantir às nossas mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de qualidade”, destacou a secretária.

A única mulher vereadora em Santarém, professora Maria José Maia (à direita), e a titular da Semgof, Josilene Pinto, marcaram presença na abertura do evento. Foto-Mauro Nayan

Em Santarém, a campanha Outubro Rosa 2019 terá programação até o próximo dia 11, mas as ações no centro de referência serão intensificadas por todo o mês. Serão desenvolvidas programações diversas que incentivem a atenção e o cuidado às mulheres.

Centro de Referência em Saúde da Mulher: Unidade está pronta para atender ao público feminino com informações, consultas e todo o suporte. Foto-Mauro Nayan

Programação - Campanha Municipal Outubro Rosa 2019

02/10/2019

8h30 – Abertura da Campanha Municipal Outubro Rosa

Local: Centro de Referência em Saúde da Mulher (Av. Barão do Rio Branco)

Educação em Saúde – (Enfª Dináuria Faria)

Atendimentos com fisioterapeuta – Prevenção e exercícios das mulheres mastectomizadas - Dra. Gabriela Amorim

03/10/2019

8h30 - Programação das MANAS com distribuição de brindes

Local: Centro de Referência em Saúde da Mulher (Av. Barão do Rio Branco)

11/10/2019

18h - Caminhada Educativa (Parceria com CEPES)

Local: Saída: Praça das Flores. Chegada: Orla da Cidade

18h30 – Blitz Educativa (atividades: aferição da PA, testes rápidos glicemia, HIV, sífilis, Hepatites B e C).

Local:  Orla da Cidade – Em frente ao Terminal Fluvial Turístico (TFT)

(Encerrando com aula de Zumba)

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.