4. Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é lançada em Santarém
Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é lançada em Santarém Autor: Desconhecido

Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é lançada em Santarém

Katiane de Jesus
O tema para esta edição é: "Trabalho Infantil rouba a infância e a dignidade de uma criança"

Autora: Geisa Oliveira

O lançamento aconteceu na manhã dessa quinta-feira (20), no Centro de Informações Ambientais (Ciam). A campanha é da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da história do Emanuel da Silva Lima Santos. Hoje, trabalhando como Jovem Aprendiz, o adolescente de 15 anos, trabalhava na feira do pescado no Porto dos Milagres. Ao participar do “Projeto transformar vidas”, e acompanhado pela equipe Aepeti, teve sua vida transformada. Fruto de parceria desenvolvida pelo Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), Emanuel participou de um processo seletivo e conseguiu uma vaga de trabalho em uma instituição financeira de Santarém. “Mudou bastante minha vida e minha carreira. Agradeço primeiramente a Deus e depois a prefeitura pela oportunidade. A escola é o melhor lugar para uma criança, uma criança precisa ser feliz.  E o trabalho infantil é muito prejudicial a nossa vida e eu posso provar isso, hoje a minha vida é outra”, disse emocionado.

De acordo com a coordenadora da Aepeti, Carise Pedroso, o Trabalho Infantil tem suas piores formas configuradas em diversas atividades de exploração, assim a campanha busca sensibilizar e potencializar ações intersetoriais para intensificar iniciativas do poder público e sociedade civil organizada, visando a erradicação do trabalho infantil em nosso município e região.

“Iremos trabalhar essa campanha durante o ano inteiro. Teremos uma programação especial alusiva ao dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no dia 12 de junho, e outras ações importantes a fim de chamar a atenção da sociedade para que possamos continuar avançando nesse enfrentamento”, destacou Carise.

“Nesses quase 4 anos e meio do governo Nélio, avançamos bastante nesse tema, mas reconhecemos que temos muito o que fazer ainda, hoje já podemos falar e sermos ouvidos sobre esse assunto. No início foi bem difícil, mas continuamos levando informações e avançando nesse enfrentamento em nosso município. Precisamos respeitar a ordem cronológica dessa criança, fase de brincar, estudar, até chegar na fase de trabalhar. Esse trabalho em Santarém conta com grandes parceiros como o Ministério Público do Trabalho (MPT), segurança pública como a Polícia Comunitária Escolar do 35º BPM, Polícia Rodoviária Federal entre outros apoiadores e multiplicadores desse enfrentamento”, pontuou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho Eduardo Serra, destacou a parceria MPT/Prefeitura de Santarém. “Desde 2017, os colegas procuradores que passaram por Santarém, vem desenvolvendo essa parceria e a intenção é sempre fortalecer o combate ao trabalho infantil que deve ser constante, para que possamos colocar as crianças na escola, brincando, e não trabalhando”, destacou o procurador, enfatizando que o trabalho deve ser repreensivo para criar condições às crianças, rompendo os mitos que foram criados principalmente dentro da família.

O tema “Trabalho Infantil rouba a infância e a dignidade de uma criança”, foi escolhido após propostas enviadas pelos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que apresentaram sugestões para a campanha de 2021. Feita avaliação das sugestões, o tema enviado pelo Cras Urumari, foi escolhido para representar a campanha deste ano.

O evento da campanha, contou com apresentação do grupo musical “Regional Mocorongo”, da Secretaria Municipal de Cultura e do “Canto Coral Transformar”, que contou com a presença de 35 crianças regidas pela professora Monique Paixão. Outro momento, foi a apresentação da criança identidade visual da campanha, representada por Sofia Resende Palheta, moradora do bairro do Uruará.

Participaram do evento, Alberto Portela, chefe de gabinete do prefeito – representando o prefeito Nélio Aguiar; Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social; Eduardo Serra Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT);  representando a Câmara Municipal de Santarém o vereador professor Josafá; Soliene Souza representando o Centro Regional de Governo; Coronel Vallério  Ferreira 35º Batalhão de Polícia Militar; Sidimar Oliveira delegacia/PRF Santarém; Roselene Andrade presidente do Comdca; Rosa Ilana dos Santos Pereira Conselheira Tutelar e o jovem Aprendiz Emanuel da Silva Lima Santos.