4. Campanha ambiental chama atenção para os cuidados com Alter do Chão
Campanha ambiental chama atenção para os cuidados com Alter do Chão Autor: Desconhecido

Campanha ambiental chama atenção para os cuidados com Alter do Chão

Aproximadamente 200 pessoas que trabalham com os serviços de catraia, lancha e barraca em Ater do Chão serão multiplicadores de informações da campanha ambiental “A praia é nossa. O lixo é seu”. A mobilização foi lançada na noite desta quarta-feira (18), no auditório do Hotel Mirante da Ilha.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM) e Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Escola do Parque; em parceria com o Governo do Estado do Pará/Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan); Conselho Comunitário de Alter do Chão; Agência Distrital de Alter do Chão (ADA); Associação de Barraqueiros da Ilha do Amor; Associação de Catraieiros de Alter do Chão e Associação de Turismo Fluvial da Vila de Alter do Chão (Atufa).

Os profissionais receberam camisas e bonés com mensagens que destacam o símbolo do Çairé e o tema da ação.

A secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, explicou que a campanha quer chamar a atenção de turistas e moradores, especialmente quanto a destinação correta dos resíduos: “Equipes vão estar apostas, farão um trabalho de sensibilização. É um dos locais mais belos de Santarém e especialmente neste período de festividades, precisamos contar com o apoio de todos”, lembrou.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, informou que para o Çairé 2019 há uma mobilização envolvendo todas as Secretarias, sendo que a ação ambiental é mais uma que vem somar para uma festa participativa e de sucesso.

“Há costumes que precisam ser deixados de lado como o simples ato de jogar uma embalagem no chão. É uma questão também de saúde e precisamos nos atentar. Por isso, vamos curtir essa festa com muita alegria, mas também com muita responsabilidade com as belezas naturais de Alter do Chão”, destacou o prefeito.

Ao longo da iniciativa também serão abordadas questões como a poluição sonora, queimadas, proibição de animais domésticos e circulação de veículos nas praias.

A partir desta sexta-feira (20), na Praça 7 de Setembro, uma tenda será montada. Lá, ocorrerão atividades lúdicas de educação ambiental. Ao longo da Vila, mensagens em balões e bandeirões trarão alertas sobre os cuidados com Alter do Chão.