O Projeto "Caminhos da Floresta", idealizado pelos blogs "Diário do FB" e "Vou Turistando", em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Centro Universitário da Amazônia – UNAMA levou na tarde da última quinta-feira (31), 120 trilheiros para uma grande aventura no Zoológico da Unama (ZOOUNAMA), o maior santuário de preservação animal e vegetal da região que também se dedica ao trabalho de pesquisa científica para contribuir na melhoria dos ecossistemas do Polo Tapajós.
Os jornalistas Fábio Barbosa e Reginaldo Balieiro, dos blogs Diários do FB e Vou Turistando, respectivamente, estão se especializando em divulgar os atrativos turísticos naturais da região por meio do projeto que leva os participantes às trilhas ecológicas. "A serra Piraoca foi a primeira a ser visitada. Nesta realização levamos os amantes da diversão e da aventura para o ZOOUNAMA e lá falamos da importância do projeto para a divulgação dos nossos atrativos turísticos, e também trazer a tona a reflexão da importância da conservação destes espaços e da proteção contra possíveis crimes ambientas", explicou os idealizadores do projeto.
O Secretário de Turismo, Diego Pinho, participou da abertura do evento e falou da importância da iniciativa para a divulgação e valorização dos atrativos turísticos de Santarém. "A Prefeitura de Santarém apoia esta iniciativa por entender que o 'Caminhos da Floresta' contribui e muito para potencializar a imagem turística de nossa cidade, no que se refere ao Turismo de Floresta. O Projeto está atraindo um número considerável de participantes que são motivados a desbravarem espaços como este que às vezes são desconhecidos por nós que moramos aqui, mas agora temos essa motivação, por meio das trilhas que nos permitem maior conhecimento sobre os bichos e a vegetação da nossa floresta", destacou.
Para a Vice-reitora da UNAMA, Deliana Santos, fazer parcerias para contribuir com o desenvolvimento da sociedade, por meio de projetos como o "Caminhos da Floresta", é buscar a construção da educação ambiental, visando o fortalecimento do turismo uma vez que o zoológico é um dos atrativos turísticos mais importantes de Santarém. "O Centro Universitário da Amazônia - UNAMA, forma profissionais transformadores dentro da sociedade, por isso iniciativas como este projeto dá oportunidades para que a comunidade santarena conheça uma das maiores iniciativas de responsabilidade social, como o Projeto Peixe-Boi que resgata e mantém animais reabilitados até a soltura, assim também como todo o trabalho desenvolvido pelos médicos veterinários e biólogos do Zoológico da UNAMA é um polo de informação e pesquisa cientifica da Fauna Amazônica. Ficamos felizes em proporcionar além da pesquisa, o lazer, por meio da atividade turística para toda comunidade santarena e visitantes."
O ZOOUNAMA foi fundado em 22 de setembro de 2007 e possui uma área de conservação de 149 hectares. Além de uma diversidade de animais que foram visitados na primeira etapa da trilha. No segundo trecho da aventura, o Guia de Turismo Paulo Melchior, apresentou para os participantes um pouco da mata mais densa, destacando suas características e a importância de todos os elementos ali presentes, inclusive os cupins que servem para ajudar no equilíbrio da biodiversidade de uma floresta.
O percurso mais esperado iniciou com uma subida íngreme até um pequeno morro e de acordo com os participantes, o esforço valeu a pena e foi recompensado com a vista de toda a área do ZOOUNAMA com a Serra do Índio, no Santarenzinho, ao fundo. O "Caminhos da Floresta" teve o acompanhamento da equipe de instrutores do ZOOUNAMA, de um Educador Físico, um guia de turismo com treinamento de primeiros socorros e um fotógrafo.