Com o tema “Diga não a Violência” mais de trezentas pessoas foram as ruas no residencial Salvação manifestar o desejo pela Paz. A programação faz parte dos 16 Dias de Ativismo contra a violência e ocorreu na manhã deste sábado (30).
Os moradores tomaram as principais ruas do residencial com o mesmo desejo, pedindo pela Paz para as mulheres, crianças, a paz no trânsito, a paz no seio familiar, nas escolas, a paz para a vida.
A caminhada foi realização pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) com o Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará e demais equipamentos estiveram a frente da caminhada que contou com a Rede de Enfrentamento a Violência Contra ás Mulher, com Trabalho Técnico Social (TTS), Secretarias Municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT), de Saúde, Igreja Cristo Salvador com a presença do padre Gil, Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF), Unidade de Educação Infantil Salvação, e a população em geral.
Segundo a coordenadora do Centro Maria do Pará, Diany Castro, a caminhada foi emocionante. “A realização desse momento foi um pedido dos moradores, que clamam pela Paz. E nós viemos juntos pedir pela as mulheres vítimas de violência Doméstica, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, pelos homens, animais, paz dentro e fora de casa e no trânsito”.
A programação pelos 16 Dias de Ativismo iniciou em Santarém na segunda-feira (25), com a participação do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará na audiência de acolhimento da Vara de Violência Doméstica realizada pelo Ministério Público.
No dia (26), a programação aconteceu na Delegacia da Mulher (Deam) também em parceria com a Prefeitura por meio da Semtras e o Centro Maria do Pará em uma ação de beleza e café da manhã para mulheres vítimas de violência doméstica. Os usuários tiveram a oportunidade de fazer testes de glicemia.
Hoje no Residencial Salvação com a Caminhada pela Paz e que contou com uma bênção do padre, e também atendimentos com a presença de cinco médicos.
A programação que marca os 16 Dias de Ativismo continua:
Dia 06.12.19 com o Dia da beleza no Centro Maria do Pará de 9h às 12h
Dia 10.12.19 com a programação intitulada de Laço Branco voltada para os homens associados a Colônia de Pescadores da Z20 de 9h às 11h