1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Caged confirma: Resultado parcial do saldo de empregos em Santarém é maior que em 2017 e 2018
Caged confirma: Resultado parcial do saldo de empregos em Santarém é maior que em 2017 e 2018 Autor: Desconhecido

Caged confirma: Resultado parcial do saldo de empregos em Santarém é maior que em 2017 e 2018

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Setor da construção civil impulsionado por retomada de obras gera empregos diretos e indiretos. Foto...

Setor da construção civil impulsionado por retomada de obras gera empregos diretos e indiretos. Foto: Bruno Ribeiro. O ano de 2019 ainda nem terminou e já supera o resultado do saldo de empregos de 2017 e 2018. No acumulado, referente aos meses de janeiro a setembro, mensurados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo é de 1.137 postos de trabalho em Santarém. O resultado parcial é 74,38% maior que em 2017 e 36,16% maior que em 2018, quando foram gerados, respectivamente, 652 e 835 empregos. O resultado positivo de setembro manteve Santarém entre os 10 municípios mais bem colocados no estado do Pará e posiciona a "Pérola do Tapajós", na sétima posição, entre as 20 cidades, com mais de 30 mil habitantes que mais geraram empregos na região Norte.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), o município continua na curva de evolução, tendo como parâmetro os anos de 2015 e 2016, quando os saldos foram negativos.

Gráfico realizado pela Semdec.

Em setembro, o Caged aponta que o saldo fechou em 360 novos empregos. O setor de serviços foi quem mais contratou, seguido da construção civil, indústria de transformação e comércio. Veja os números: 

Esse resultado é impulsionado por uma série de novos investimentos privados em curso ou que já estão projetados. Segundo especialistas, a presença de novas marcas no mercado aquece também a rede de serviços, que inclui a rede hoteleira, serviços de bares, restaurantes e lanchonetes, setor de bem-estar, entre outros. 

Para se ter uma ideia, nesta quinta-feira (24), uma das maiores redes de comércio varejista do Brasil vai se instalar em Santarém, fazendo impulsionar não somente este setor, mas, também, os demais, a exemplo das operações em logística. Os investimentos privados, que devem se aproximar da casa dos R$ 300 milhões nos próximos anos, transformarão o cenário econômico do município.

Além do setor privado, aproximadamente 30 obras que estavam travadas estão em andamento, entre elas, uma das importantes a do Hospital Materno-Infantil, orçada em mais de R$ 40 milhões, com recursos da União e do Governo do Estado. Nesta fase de retomada, a obra permite o incremento do setor da construção civil. Após finalizada, vai gerar empregos diretos, fora os indiretos.

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, esse momento só está sendo possível graças ao esforço da gestão em se adequar ao momento do Brasil, com austeridade fiscal, cortando gastos e, entendendo que a burocracia em demasia emperra o desenvolvimento.

"Desde o início do nosso mandato, nosso compromisso é atuar como facilitador para novos investimentos. Esse bom resultado e o aumento na arrecadação deve-se a chegada de novos e variados investimentos e a segurança jurídica que o município oferece, através de uma política responsável de licenciamento ambiental", destaca Nélio.

Empregos: Santarém no top 10 do Pará e da região Norte

O resultado parcial coloca Santarém na quinta posição entre os dez municípios do estado do Pará e na sétima posição, entre as 20 cidades, com mais de 30 mil habitantes, que mais geraram empregos até o momento.

No estado do Pará, Santarém fica, apenas, atrás dos chamados municípios mineradores e os que têm proximidade com a capital.

Em se tratando de região Norte, a “Pérola do Tapajós”, também está muito bem posicionada: na sétima posição, à frente de importantes capitais como Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.