Profissionais da Semsa em trabalho de busca ativa nas empresas: foco é a prevenção contra o sarampo. Foto-Ascom Semsa
No último levantamento feito pela Prefeitura de Santarém, dia 04/11, por meio do Projeto Força-Tarefa de enfrentamento ao sarampo, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi demonstrado que o trabalho dos profissionais da saúde e voluntários, que fazem a busca ativa para ampliação da cobertura vacinal, alcançou 34,6%, com a aplicação de 14.282 doses da vacina.
Na tarde desta sexta-feira (08), a equipe esteve em um dos supermercados da cidade para vacinar os funcionários da empresa. As ações serão intensificadas até o dia 30 de novembro, quando a campanha encerra, de acordo com a auxiliar do monitoramento dos indicadores de saúde da Semsa, Paula Melo.
"Estamos na busca ativa para melhorias dos indicadores da saúde de Santarém e estamos concentrando esforço para o alcance da meta vacinal do sarampo que é de 41 mil doses. Já demos um salto significativo de 1.052 doses para quase 15.000, por isso montamos a estratégia de ir para locais de concentração das faixas etárias prioritárias, escolas, universidades. Já avançamos bastante e vamos continuar mobilizando empresas e entidades para nos aproximarmos mais ainda da meta", explicou.
A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, reitera a gravidade de um possível surto de sarampo, por isso o governo está empenhando todos os esforços para que a meta seja alcançada, ampliando a cobertura vacinal, como forma de prevenção e controle da cadeia de transmissão.
"Por isso estamos montando várias estratégias para ir até o grupo prioritário, que está na faixa etária de 20 a 29 anos".
Entre as próximas ações da Força de Enfrentamento ao Sarampo estão:
09/11 – Vacinação no Mercadão 2000 – 08h
11 e 12/11 – Vacinação para os trabalhadores do comércio no SESC/Santarém