4. Blitz vai alertar sobre reta final de doações para campanha “Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos"
Blitz vai alertar sobre reta final de doações para campanha “Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos" Autor: Desconhecido

Com objetivo de arrecadar mais de R$ 1 milhão de reais, a 3ª edição da Campanha "Seu Imposto Renda Rende Sorrisos para Santarém" foi aberta oficialmente no dia 21 de março e está entrando na reta final de arrecadação de Pessoas Físicas, pois o prazo final de declaração do Imposto de Renda encerra dia 30 de abril.

O lançamento da campanha foi realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca); em parceria com Conselho Regional de Contabilidade delegacia de Santarém (CRC); Vox Contábil; OAB subseção Santarém; e participação das entidades que foram beneficiadas com seus projetos em 2018 como a (Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia) Seara e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Para chamar a atenção das pessoas que deixaram para fazer sua declaração no prazo final, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) realizará nesta sexta-feira (26) uma blitz às 18h, na Praça do Pescador, na Avenida Tapajós.

A doação do IR 2019 vai para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Santarém. Quanto maior for o valor das doações mais projetos poderão ser beneficiados e os serviços destinados ao atendimento de crianças e adolescentes poderão ser ampliados.

Em 2018, foram arrecadados R$ 64.000,00 mil referentes a Pessoa Física. R$ 382.000,00 de Pessoa Jurídica ao longo do ano por meio das declarações Banco da Amazônia, Santander e da Raizen, o que totalizou uma arrecadação de R$ 446.000,00 mil.

Existem duas formas de fazer a declaração: pode ser na própria declaração de pessoa física ou diretamente para os gestores do fundo que têm que emitir o recibo referente a declaração pela pessoa jurídica. É fácil fazer a doação! No site da Receita Federal existe o passo a passo para o preenchimento da declaração pelo modelo completo "deduções legais" em seguida clique em doação, selecione o tipo do fundo e o município, preencha o valor da doação e imprima do Darf específico.

Como doar?
O contribuinte deve entrar no site da Receita Federal e seguir esses passos:
01 – Preencher a declaração pelo modelo completo do IRPF/2019, clique na guia "deduções legais"
02 – Clique em "Doação diretamente na Declaração (ECA)". Em seguida, selecione o tipo de Fundo (Municipal), e o Município (de Santarém);
03 – Preencha o valor da Doação (até 6% do IR devido) O sistema já faz o cálculo;
04 – Imprima o DARF específico gerado (DARF ECA), na Guia Imprimir.

Sobre o FMDCA
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - FMDCA é o mecanismo instituído por lei, para captação de recursos voltados a programas e projetos de atenção aos direitos da população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social. Em Santarém o fundo é administrado pelo Comdca.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as políticas de atendimento devem ser implementadas por meio de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, seguindo as medidas de proteção dispostas nos artigos 98 a 102 do ECA.