4. Biblioteca Pública Municipal de Santarém abre a Exposição "Novas Aquisições"
Biblioteca Pública Municipal de Santarém abre a Exposição "Novas Aquisições" Autor: Desconhecido

Biblioteca Pública Municipal de Santarém abre a Exposição "Novas Aquisições"

Exposição ’Novas Aquisições’ da Biblioteca Pública MunicipalO acervo de livros da Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS) da Prefeitura de Santarém, na égide da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) totaliza 13.316 exemplares. Desses, 413 novos títulos foram de doações do XI Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, realizado no mês de setembro de 2018. Na proposta em dar maior evidência a esses livros, iniciou nesta terça-feira (22), a Exposição "Novas Aquisições", que também objetiva festejar os 52 anos de fundação do espaço público, datado em 20 de janeiro.

Segundo a técnica em Biblioteconomia da BPMPRS, Mira Rêgo, há sempre o recebimento de exemplares doados de edições do Salão Livro, porém a última repassou um número expressivo. "O primeiro passo para que os títulos sejam incluídos no acervo público municipal é realizar a seleção em livros históricos, didáticos, científicos, enciclopédias, mapas, literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos e de obras paraenses. Em seguida é realizado a catalogação e etiquetagem. E finalmente incluímos no sistema interno de controle do acervo denominado Alexandria. Após estas etapas, os títulos estarão liberados aos usuários e o livro vai para consulta na existência de um só exemplar, ou no sistema de empréstimos, com mais de um", explicou.

A estudante Elisa Mendes incluiu a Biblioteca Pública Municipal como opção de fériasA estudante da Escola Estadual Júlia Passarinho, Elisa Mendes, está de férias e sempre inclui a Biblioteca Pública Municipal como uma das opções de visita. "Aqui encontramos o espaço excelente para viajarmos na imaginação pelas páginas dos livros. Venho aqui para pesquisar no período das aulas e nas férias procuro as leituras mais relaxantes como os contos, romances e gibis. E maravilha termos livros novos no acervo, vejo muita literatura sobre a nossa cidade de Santarém, é ótimo", elogiou.

A Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos (BPMPRS) colabora com os usuários, sempre para alcançar os objetivos:
• Democratizar o acesso à informação e aos registros do conhecimento humano;
• Estimular o hábito da leitura;
• Preservar o acervo cultural enquanto patrimônio público;
• Incentivar a transformação da consciência e das relações sociais visando um maior e melhor desenvolvimento da sociedade;
• Usar a tecnologia para transformação social, a educação e cidadania.A exposição está relacionada como atividade alusiva aos 52 anos de fundação do acervo público municipal

Sobre a instalação predial:
A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi fundada em 20 de janeiro de 1967, na época funcionava nas dependências do Theatro Victória, na área central da cidade. Em 1975 foi transferida para o prédio da Casa da Cultura, no bairro Santa Clara. Em 22 de junho de 2006 a Prefeitura Municipal de Santarém em parceria com a Fundação Cargill de Santarém, após seis meses de reforma do prédio, reinaugurou a Biblioteca.

Possui um acervo com aproximadamente 13.316 exemplares. Distribuídos em livros históricos, didáticos, científicos, enciclopédias, mapas, literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos e de obras paraenses. Desta última categoria estão expostos 700 exemplares na biblioteca.

O ambiente geral totalmente climatizado e bem iluminado, na capacidade para 56 usuários acomodados no salão geral de estudos. Consulta livre ao acervo geral (direto nas estantes e/ou on line). Internet gratuita. Ambiente anexo para atividade lúdico educativas, audiovisuais e telecentro.

Expediente:
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Fica Localizada na Avenida Borges Leal, 1558, entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa Silvino Pinto, bairro Santa Clara. O prédio fica anexo a Casa da Cultura. A exposição "Novas Aquisições" encerrará no dia 28 de fevereiro.

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc