Isaac Silva completa 50 anos de carreira representando Santarém em corridas e maratonas. Foto-Breno Santana
Uma história de amor com o esporte que começou ainda na adolescência no ano de 1970 e hoje completa 50 anos. Natural de Santarém, Issac Silva nasceu no dia 13 de julho de 1956 e ao longo de cinco décadas representa o nome do município no atletismo, participando de competições em nível nacional e internacional.
Para celebrar e relembrar esses momentos marcantes na vida de corredor, Issac expõe com orgulho o resultado de todo esforço e dedicação ao esporte. São registros de milhares de corridas que participou, além de 5.380 medalhas e 300 troféus, cada um com uma história peculiar, sendo considerada as mais marcantes na vida do corredor as participações na famosa Corrida de São Silvestre.
"Todas as corridas marcaram a minha vida, mas as doze participações na Corrida de São Silvestre, em São Paulo, são as mais especiais Nós tivemos muita dificuldade, em 1982 foi a primeira São Silvestre, nós saímos aqui de Santarém com um quilo de piracuí e uns poucos trocados. Nessa ocasião, fomos eu e meu irmão. Daí pra frente começamos a nos destacar em campeonatos mundiais, sul americano, brasileiro e em várias competições", lembra o atleta.
Formado em Educação Física, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Issac foi professor de Educação Física, profissão que sempre agregou ao atletismo. No decorrer de sua carreira sempre buscou ajudar atletas iniciantes, atendendo a quem buscava na sua experiência alguma orientação para os treinamentos e para o atleta sempre foi motivo de satisfação poder contribuir com o atletismo e com o sonho da nova geração de Santarém, para que assim como ele possam levar o nome da Pérola do Tapajós cada vez mais longe.
Como atleta, Isaac também se tornou um exemplo de vida para muitas pessoas na prática do esporte. Ele ressalta que para realizar a atividade de forma profissional é necessário cuidado com a saúde e dedicação.
"Antes eram poucas pessoas que corriam, graças Deus a hoje nós temos aproximadamente 30 equipes em Santarém, mas o recado que nós queremos deixar é que não saiam correndo por acaso, procure um médico para que ele possa fazer uma atividade com apoio e ajuda de uma pessoa que tenha conhecimento na área", ressaltou o atleta.
Atualmente, Isaac participa das competições na categoria máster, apesar das dificuldades por conta da pandemia do novo coronavírus, o atleta procura treinar todos os dias.
"O esporte significa tudo na minha vida, com apoio da minha família e da gestão pública procuro representar com muito orgulho Santarém, como na corrida da Olympikus que teve em Alter do Chão. Na categoria máster fui o vencedor, fui também, com o apoio do prefeito Nélio Aguiar, participar da Ultramacho Aventura na Natureza uma corrida importante; também com apoio do prefeito eu fui no campeonato internacional Nikkeys de atletismo máster, nos 110 anos da imigração japonesa em São Paulo onde eu consegui primeiro lugar nos 800 metros, nos 5 mil e 1500 metros. Tudo isso só me trás muito orgulho".
Para o atleta a preparação para cada corrida é essencial, com força de vontade, garra e determinação. "O segredo é treinar, se você não treinar, não chega lá na frente. Mais nós nos preparamos especificamente para cada modalidade, 800, 1500 e 5000 metros fazemos tiro de velocidade, quando é corrida de fundo é outro tipo de treinamento, preparando da melhor forma com alimentação adequada para garantir bons resultados", explicou.
Ao longo da vida, Issac participou de diversas competições locais, regionais, nacionais e internacionais: Corrida do Círio (Santarém), Corrida do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém e corridas em Manaus, competições em Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo e até mesmo fora do país, como na Argentina e Peru. Durante cinco décadas Isaac sempre enalteceu o esporte na vida e levou o nome de Santarém ao lugar mais alto em seus pódios.