Com o objetivo de realizar um atendimento de maior qualidade e com a agilidade que o momento requer, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou um treinamento junto aos atendentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A capacitação aconteceu nas dependências do Centro de Educação Profissional Esperança (Cepes), nesta quarta (7) e quinta-feira (8).
A finalidade foi capacitar os atendentes sobre as Técnicas de Regulação Médica (Tarm's) e Rádio Operadores (RO) para melhor atender a população que busca o atendimento do Samu. Além disso, os atendentes receberam informações sobre primeiros socorros e sobre atendimento em telefonia, para aperfeiçoar a obtenção e o repasse de informações, melhorando o tempo resposta da equipe no seu deslocamento para a ocorrência, proporcionando, assim, uma sobrevida maior ao paciente.
O coordenador de Enfermagem do Samu, Samaroni Brelaz, explicou que as Técnicas de Regulação Médicas embasam o atendimento de todas as ligações, através do número 192. "Seguindo essas normas, os atendentes colhem todas as informações necessárias, com maior rapidez, passando ao médico regulador, que irá deslocar a ambulância em um menor espaço de tempo. Daí a importância desse treinamento, pois nosso objetivo é levar um atendimento mais humanizado, mais resolutivo e mais ágil à população", salientou Samaroni.
Para a atendente do Samu, Oriana Valentim, esses treinamentos são de grande importância para quem está diariamente em contato com pessoas que, de alguma forma, necessitam de apoio. "Esse tipo de treinamento nos ajuda a saber como orientar as pessoas que estão solicitando os serviços do Samu. Esse pré-atendimento é de suma importância, pois conversamos com o solicitante e repassamos informações úteis enquanto a ambulância está em deslocamento para o local da ocorrência. Isso pode salvar a vida da pessoa", destacou a atendente.