A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito e assistentes sociais da Proteção Social Básica e Especial participaram do Seminário Descentralizado de Seguridade Social na tarde de sexta-feira (29) no auditório do Centro Universitário Luterano de Santarém Ceuls/Ulbra. O evento foi articulado pelos Conselhos Regionais de Serviço Social da Região Norte, por meio de suas comissões de Seguridade Social como parte do plano de ação das atuais gestões (2017-2020) acolhendo o tema defendido e aprovado no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS/SECCIONAIS.
O Seminário teve como tema principal o 'Trabalho do assistente social nas Políticas de Seguridade Social: Os (Des) caminhos para a Universalização'. O evento é considerado um vetor fundamental para aproximar os assistentes sociais da jurisdição da Seccional de Santarém e do Núcleo de assistentes sociais da Região Tapajós, atuantes nos diversos espaços sócio ocupacionais da Seguridade Social. Além disso, é um evento de fundamental importância para impulsionar orientações e diretrizes macrossocietárias na direção do aprofundamento da democracia e na defesa intransigente da Seguridade Social como política pública e universal.
Celsa Brito destacou que a Semtras é a gestora municipal da Política de Assistência Social tem o papel de promover uma gestão transparente e eficaz através dos serviços, programas e projetos de acesso e defesa de direitos e o enfrentamento aos agravos e superação das situações de vulnerabilidade social.
"A nossa Secretaria atualmente conta em seu quadro de servidores com 39 profissionais que desempenham um exemplar trabalho com os nossos usuários. A realização desse evento foi de fundamental importância, diante de um cenário complexo que vivemos hoje, se faz necessário realizar a defesa da Seguridade Social como uma política pública e universal. Sabemos e reconhecemos os inúmeros avanços e desafios que se colocaram à política durante todo esse percurso que consolidaram a Assistência Social como uma política pública garantidora de direitos", pontou Celsa Brito.
A Secretária reforçou o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da rede de proteção social em Santarém.
O evento contou com a presença da professora Maria Inês Bravo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
De acordo com a coordenadora interina da Secccional CRESS de Santarém - Adelaine Siqueira de Jesus, o evento atingiu as expectativas, foram debates importantes para o serviço social de todo do Oeste do Estado e o Baixo Amazonas. "A secretária Celsa estar nesse evento foi importante para nós, porque mostra o compromisso dela enquanto gestora da assistência no município para com os profissionais. O tema da Seguridade social é importantíssimo nesse debate, pois é sobre algo impactante para nossa sociedade santarena". Observou Adelaine.
A política de Seguridade Social prevista no art. 194 da Constituição Federal inclui as pPolíticas de Saúde, Assistência Social e Previdência Social organizadas e instituídas por meio de leis complementares.
Leia também: