A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof), junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), reuniu nesta quinta-feira (18) com os agricultores da comunidade Santarém Miri, região do Ituqui. O encontro teve como principal objetivo discutir estratégias relacionadas à assistência técnica para que beneficie os pequenos produtores rurais da localidade.
O Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa esteve presente na reunião representando o prefeito de Santarém Nélio Aguiar. Por sua vez, ressaltou o trabalho voltado para a agricultura familiar que o Governo Municipal vem desenvolvendo em toda a zona rural. "A Prefeitura possui um corpo técnico muito competente e, hoje, uma das áreas que têm sido mais procuradas é a da Agricultura Familiar. A pedido do prefeito Nélio, estamos avançando com ofertas de Assistência técnica e Mecanização agrícola. Consequentemente, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida do homem do campo", resumiu Costa.
O Titular da Semap acrescenta ainda que a ideia é fazer com que o município possua uma estrutura agrícola sustentável, capaz de fornecer frutos e hortaliças para a merenda escolar de Santarém. "Enquanto município queremos consumir o que se produz aqui, diminuindo a necessidade de se trazer produtos não regionais. Nesse sentido, damos prioridade à agricultura familiar, somando o apoio da Emater, teremos um avanço significativo no que se refere a regionalização da merenda escolar", concluiu.
Um desses serviços é realizado pela Patrulha Agrícola, que prepara a terra para o plantio. É o município por meio do Niprof que auxilia o comunitário com assistência técnica e mecanização da área plantada. Somente em 2018, 25 hectares de áreas foram preparados em propriedades rurais, beneficiando dezesseis famílias, principalmente na Região do Arapixuna. Só no primeiro semestre deste ano, a região já recebeu 40 hectares já preparadas.
De acordo com coordenador do Niprof, Elizeu Ramos, que também participou da reunião o município nos últimos anos tem se empenhado em apoiar o produtor rural, prestando assistência técnica de forma participativa. "O município continua investindo e apoiando o trabalhador rural, para garantir-lhe condições de gerar renda, ter qualidade de vida e promover a segurança alimentar", destacou.
A produtora de mandioca Maria da Conceição, 43 anos, destaca que o apoio do município com a assistência técnica fortalecerá ainda mais a sua produção. "Eu cultivo a mandioca à anos, porém sem aquela assistência técnica especial. Sem dúvidas o apoio do município vem a somar ainda mais a nossa produção", explicou.
Além do secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, estiveram presente na reunião, o Coordenador do Niprof Elizeu Ramos, Secretário de Gabinete da Semap Domingos Ferreira, Coordenador do escritório Regional da Emater Ederlan Correa, técnicos da Semap e Emater, além dos comunitários.