A assinatura do convênio para a reforma geral do prédio do Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF) será realizada nesta segunda-feira (22), às 19h, no auditório da Casa da Cultura. A solenidade contará com as participações especiais da Orquestra e Banda Sinfônica Maestro Wilson Fonseca e Ministério de Música Santa Cecília. A entrada é franca.
O Instituto pertence a Associação Artístico Cultural Maestro Wilson Fonseca e funciona no imóvel cedido pela Prefeitura de Santarém que também fornece apoio financeiro.
O orçamento da reforma é oriundo do Projeto Celpa Mais Desenvolvimento Social, vinculado a Distribuidora Celpa, do qual o Instituto foi contemplado. A conquista foi anunciada no mês março de 2018 na abertura oficial do Jubileu de Prata do IMWF. O investimento da concessionária é de R$ 600 mil reais para reforma do prédio na área da Casa da Cultura, compra de novos equipamentos e instrumentos musicais.
Leia também
No anúncio da premiação, a analista da Área de Responsabilidade Social da Celpa Claudia Michelle Miranda informou que a empresa avaliou muitos projetos e a escolha foi difícil, mas o resultado condiz com a atuação especial de cada iniciativa. "Nos alegra contemplar o Instituto Maestro Wilson Fonseca, que é tão importante para a cultura musical do Pará e da cidade de Santarém. Temos a honra de firmar essa parceria, inaugurando um espaço do jeito que eles imaginam", disse.
"Por se tratar de segmento da arte, nós faremos apresentações nesta noite para celebrar este momento aguardado pela equipe técnica, alunos, pais e todos os apoiadores. Teremos a presença das autoridades municipais e representantes da Celpa. Será uma noite de muita alegria ao público presente", explicou o diretor do IMWF, Agostinho Fonseca.
Sobre o Instituto Maestro Wilson Fonseca (IMWF)
O Instituto Maestro Wilson Fonseca foi fundado como Escola de Música Maestro Wilson Fonseca em 2 de agosto de 1993. Atualmente tem 1.500 alunos. Destes, 500 na sede e os demais distribuídos em Pólos nas comunidades interioranas do município de Santarém, nas cidades de Fordlândia e Óbidos. Há ainda a proposta de instalação de Pólos nas cidades de Alenquer e Mojuí dos Campos. Na área da Música, o Instituto vem suprindo a região, formando profissionais de excelência na interpretação vocal e instrumental, bem como com professores de Música e Regentes de bandas e corais, tendo atuado em diversas programações de distintos espaços como em: Escolas, praças, teatros (Belém-PA, São Paulo-SP), faculdades, salas de espetáculo (Belém-PA, Salvador-BA), inaugurações, participando de eventos diversos.
Neste sentido, a experiência, seriedade e qualidade com que desenvolve seus trabalhos na área da música, deram a segurança para a criação de cursos de Dança e Teatro que funcionam desde o ano de 2010 neste Instituto.
Dentre diversos Títulos Honoríficos recebidos destacamos o Prêmio Mário de Andrade (1998) concedido pelo Ministério da Cultura "como reconhecimento por sua expressiva participação no cenário artístico cultural brasileiro e destacada atuação em seu ramo de atividade" (carta do Ministério da Cultura). É a única do gênero no Brasil a receber, até então, a cobiçada insígnia.
Mais informações:
Alciane Ayres - Assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com