Um dos grandes desafios da atualidade é quanto a utilização das mídias sociais para alavancar negócios, promover produtos e marcas, e assim dar mais volume ao retorno sobre investimentos. Com o crescente mercado de exposição e comercialização de produtos do artesanato santareno, os Artesãos encontram dificuldades para sair do campo da negociação tradicional e sentem a necessidade de utilizar das ferramentas virtuais para a conquista de novos clientes e a promoção de seus produtos nas redes sociais. Como forma de contribuir neste processo, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém realizou a Oficina "Mídias Sociais com o foco no Artesanato", na programação da Semana do Artesão que acontecerá até o dia 19 de março, no Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós.
A oficina foi ministrada pelo Tecnólogo em Tecnologias da Informação (TI), Daniel Nuredo, que iniciou falando sobre a diferença de internet e rede social e suas especificidades e mostrou dados de visualizações dos diversos aplicativos de relacionamentos na rede, fatores que favorecem o alcance de uma grande quantidade de pessoas, para potencialização de acesso a divulgação de produtos e serviços por meio das redes sociais. Facebook e Instagram foram aplicativos exemplificados na oficina.
Daniel Nuredo acredita que por meio desta primeira oficina, os artesãos terão melhores condições de divulgar seus produtos e serviços. "Como todo início os Artesãos tiveram uma noção clara que a internet é uma aliada para os negócios que eles tem em mãos. Na oficina foi mostrado que a tecnologia só vem agregar o valor aos produtos que eles têm. Com a divulgação desses produtos, desses serviços utilizando a internet, especificamente as redes sociais, os Artesão terão a possibilidade de um ganho muito maior de produtividade", explicou.
A Assessoria de Comunicação da Semtur, desde o final do ano passado, vem desenvolvendo a promoção dos trabalhos dos artesãos nas mídias virtuais, por meio da produção de conteúdo para a divulgação dos produtos que são expostos para a comercialização no Cristo Rei, mas é preciso que o próprio artesão saiba utilizar da rede social para falar de seus produtos e sua técnica. "Todas as quartas-feiras temos a missão de produzir conteúdo sobre o artesanato de Santarém e região, no Portal da Agencia Santarém de Notícias, e este conteúdo é compartilhado nas redes sociais, para difundir a produção dos Artesão. Com essa Oficina o Artesão terá condições de utilizar as redes sociais para criar uma rede de fortalecimento do ponto de vendas de seus produtos e consequentemente atrair novos clientes", ressaltou o assessor de comunicação da Semtur, Tadeu Pinho.
Para a artesã Anete Sousa foi muito importante a oficina para aquisição de conhecimentos e noções de como divulgar seus produtos na internet e consequente a isso, ter mais possiblidade de conquista de novos clientes. "Nós já estávamos esperando por essa palestra a muito tempo e percebemos o quanto precisamos saber sobre como divulgar nossos produtos nas redes sociais. 99% dos nossos Artesãos tem dificuldade em utilizar a ferramenta da internet, sabemos coisas básicas como, olhar o facebook, enviar mensagem pelo whatsapp, mas vender o nosso produto pela internet, temos dificuldades e a partir desta oficina adquirimos novos conhecimentos para uma nova forma de divulgar nossos produtos e serviços", destacou.
A Secretaria de Turismo de Santarém elaborará um cronograma para dar continuidade as oficinas, levando de forma prática a abordagem dos conteúdos, para que os Artesãos tenham condições de utilizar as mídias sociais para a divulgação de seus produtos e serviços.