Foram realizados centenas de atendimentos no Área VerdeNesta segunda-feira (27), o bairro Área Verde abriu a semana de atendimentos do Ambulatório Itinerante que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), segue para os atendimentos de pessoas com síndromes gripais, para detecção de casos suspeitos da Covid-19. As ações são importantes para o enfrentamento e combate ao novo coronavírus, pois os atendimentos possibilitam o acesso aos profissionais médicos para um diagnóstico precoce, com mais celeridade ao tratamento. A ação itinerante contabilizou 208 atendimentos.
“Com o Ambulatório Itinerante estamos nos antecipando para o diagnóstico precoce à pessoas que procuram os serviços. O resultado é imediato, por conta dos testes rápido e consequentemente a isso, nossos profissionais orientam prescrevem o tratamento precocemente, com as orientações adequadas e os medicamentos que tem salvado muitas vidas e tudo de forma gratuita e segura. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas vamos seguir nosso cronograma para alcançar o maior número de pessoas, para os devidos tratamentos”, ressaltou a secretária de Saúde, Dayane Lima.
Ambulatório Itinerante é forte arma contra a covid-19A Ambulatório Itinerante tem papel importante na política de prevenção e combate à covid-19. O resultado é refletido na diminuição da ocupação de leitos hospitalares.
"Continuamos avançando nessa política de prevenção. Já cuidamos de mais de 50 mil pessoas. Dessa forma, evitamos agravamentos dos quadros clínicos e a ocupação de leitos hospitalares", disse o prefeito Nélio Aguiar.
208 atendimentos foram registrados no Ambulatório Itinerante do Área Verde, com a realização dos seguintes procedimentos:
Consulta médica: 171
Atendimento de urgência: --
Notificações: 64
Testes rápidos: 16
-Positivo: 09
-Negativo: 07
Visita domiciliar com atendimento médico: 01
Medicações Injetáveis: 01
Testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites B e C: 84
Imunização: --
Medicação dispensada: 2.722
As ações de enfrentamento ao novo coronavírus continuam durante todo o mês de julho com o seguinte cronograma:
28 de julho - Bairro Mapiri/Liberdade - Escola Municipal Sofia Imbiriba
30 de julho - Bairro Matinha- Escola Municipal Sérgio Luiz Henn, s/n
31 de julho - Residencial Salvação- Unidade Básica de Saúde do Residencial Salvação- Avenida Anu Preto, esquina com Pardal