Encerrou nesta sexta-feira (06) o curso Higiene, Conservação e Armazenamento de Alimentos. Com carga horária de 40 horas, ele foi realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Acessuas Trabalho. A boa notícia é que a usuária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho Rosangela Maria Pedroso Luz, 56 anos, conseguiu uma vaga de no mercado de trabalho.
"Quando fui convidada para participar eu não pensei duas vezes. Não tinha transporte e nem dinheiro e fomos do Santarenzinho ao Mercadão 2000 embaixo de chuva e sol para essa importante capacitação e ontem soube que eu teria a oportunidade de um emprego, pois o curso era uma dos requisitos para a vaga".
Segundo a coordenadora do Acessuas Trabalho, Louise Aguiar, o programa tem atingido seu objetivo. "Proporcionar ao público em situação de vulnerabilidade social orientações para conquistar uma vaga no mercado de trabalho".
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância do Acessuas costurar parcerias, como a com o Senar, para a realização de capacitações para o mundo do trabalho.
“Que boa notícia recebemos hoje com a contratação dessa nossa usuária. Pude ver de perto a garra delas em busca de qualificação profissional. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e quem precisa aproveita as oportunidades, torcemos que os demais participantes também consigam".
O objetivo foi capacitar as usuárias para que elas possam estar dentro dos padrões exigidos com relação a higiene e conservação de alimentos. As participantes desse curso foram identificadas durante oficinas do Programa Acessuas Trabalho.