4. Ambulatório Itinerante realiza atendimentos na Comunidade Pajuçara
Ambulatório Itinerante realiza atendimentos na Comunidade Pajuçara Autor: Desconhecido

Ambulatório Itinerante realiza atendimentos na Comunidade Pajuçara

A equipe do Ambulatório Itinerante esteve na comunidade Pajuçara na quarta-feira (2), levando atendimentos médicos em geral, com atenção especial para pacientes com síndrome gripal ou com sintomas de covid-19. Os atendimentos foram realizados na Escola Nossa Senhora de Nazaré. Nesta quinta-feira (3), as atividades acontecem na Comunidade Quilombola João Ferreira.

No Pajuçara, foram realizados 85 atendimentos, sendo 26 de escuta inicial e orientações gerais e 1 visita domiciliar. Outros 59 foram de clínica médica.  As medicações dispensadas chegaram a 689, com a realização de 104 testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites B e C. Foram feitos 2 testes rápidos para covid-19, sendo 1 positivo e 1 negativo. Notificações chegaram a 13.

O Ambulatório Itinerante foi implantado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no início da pandemia e desde então já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas.

Os serviços fazem parte da estratégia para detectar pacientes infectados pelo novo coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.

Seguindo o cronograma do mês de setembro, o ambulatório visita ainda o bairro Caranazal na sexta-feira (4) e o Mercadão 2000 no sábado (5).