O Ambulatório Itinerante já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas. A comunidade São Pedro, na região do Eixo Forte, em Santarém, recebeu as atividades do Ambulatório Itinerante no sábado (22). Ao todo, foram realizados 73 atendimentos, sendo 45 de clínica médica e 27 de escuta inicial e orientações gerais, 1 consulta domiciliar e 1 remoção para o Pronto Socorro Municipal (PSM). Foram 5 testes rápidos feitos com o resultado positivo para a Covid-19. As medicações dispensadas chegaram a 533. Testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C chegaram a 107. A próxima etapa acontecerá na comunidade Cucurunã, neste domingo (23).
Os serviços fazem parte da estratégia para detectar pacientes infectados pelo novo coronavírus para garantir tratamento precoce e evitar o agravamento da doença, adotando medidas para frear a transmissão e circulação do vírus.
O Ambulatório Itinerante foi implantado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no início da pandemia e desde então já levou atendimentos a dezenas de comunidades rurais, ribeirinhas e urbanas.
No mês de agosto, fez-se presente em mais de 22 bairros e/ou comunidades, e irá ainda atender às seguintes localidades: Cucurunã, Bairro Santana, Bairro Uruará, Bairro Livramento, Comunidade Volta Grande e Bairro Jaderlândia.
Confira o cronograma final do mês de agosto:
Comunidade Cucurunã, Escola Municipal Nossa Senhora Perpetuo Socorro: 23 de agosto
Bairro Santana, Escola Estadual Gonçalves Dias: 26 de agosto
Bairro Uruará, Escola Municipal Irmã Leodgard Gausepohl: 27 de agosto
Bairro Livramento, Escola Maria de Lourdes: 28 de agosto
Comunidade Volta Grande, Escola Elias Pinto: 29 de agosto
Bairro Jaderlândia, Escola Conceição Figueira Cardoso: 31 de agosto