Autora: Alciane Ayres
O gabinete protocolar e a sala de leitura do Centro Cultural João Fona, estão interditados para visitas do público, devido aos serviços de manutenção que ocorrem no espaço cultural: troca de tábuas de madeira, pintura e troca dos adereços em cortina e almofadas da mobília.
Segundo o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, os reparos são necessários para a boa conservação do espaço e prosseguem na parte interna do prédio sem alterar o padrão. “No mês de março os trabalhos estiveram concentrados no cortinado e almofadas das cadeiras da Sala Tribunal do Júri. Agora, estamos cuidando dessas duas salas, com previsão de conclusão até última semana deste mês de maio” disse.
O restaurador da Semc, Maelson Rocha, explica que a primeira etapa após a troca das tábuas, é o processo de envelhecimento da madeira por meio de pintura a base de corante preto misturado ao líquido solvente. Na segunda e última etapa, ocorre a limpeza com flanela, e mais uma camada de pintura com verniz à base de água.
Também fazem parte da equipe dos trabalhos, os servidores Leonildo Corrêa (Semc) e Pedro Martins e Pedro Cézar Corrêa (Seminfra).
O Centro Cultural João Fona
Endereço: Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, Orla da Cidade, na Praça Barão de Santarém.
Horário de expediente: das 08h às 18 horas (segunda a sexta-feira).