Alunos do Ensino Médio da Escola Comunitária da Casa Familiar Rural de Santarém participaram do curso teórico e prático de informática básica aplicada à agropecuária, promovido pela coordenação do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), da Secretaria de Municipal de Educação (Semed).
A formação teve como objetivo trabalhar as tecnologias da informação como disciplina. Entre as atividades, os estudantes aprenderam a usar o programa software livre, editores de textos, planilhas eletrônicas, apresentadores de mídias, navegadores web e redes sociais. Além de conhecer os benefícios da tecnologia para o meio rural.
De acordo com o diretor da Escola Comunitária da Casa Familiar Rural de Santarém, Werlison Sousa, os alunos tiveram a oportunidade de aperfeiçoar os trabalhos que desenvolvem em sala de aula. "Os alunos foram participativos e abertos a novos conhecimentos. Foi uma oportunidade para que eles pudessem aperfeiçoar a prática dos trabalhos, visto que muitos já têm o contato com os equipamentos e ferramentas tecnológicas na comunidade", destacou.
Para o professor de informática educativa, Tarcísio Ferreira, que ministrou a capacitação, o curso foi muito produtivo e fundamental para ampliar o conhecimento dos alunos na área tecnológica. "Trabalhamos a importância da tecnologia para o meio rural, como podemos melhorar a produção com a influência da tecnologia e a forma de melhorar a produtividade. Abordamos as principais ferramentas da informática como editor de textos com elaboração de documentos, formatação, inserção de imagens, tabelas, slide, pesquisas e buscas na internet, uso do GPS, entre outros assuntos. Foi uma semana de intenso trabalho, onde conseguimos excelentes resultados conforme o planejamento do curso", avaliou.
Com carga de 20 horas, a formação iniciou na segunda-feira (15) e encerrou nesta sexta-feira, (19). O curso foi realizado no NTM, situado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/n, Santa Clara – dentro do Parque da Cidade.