4. Alunos de Escola do Maracanã participam do Projeto Turismo na Escola
Alunos de Escola do Maracanã participam do Projeto Turismo na Escola Autor: Desconhecido

Alunos de Escola do Maracanã participam do Projeto Turismo na Escola

Alunos visitando a Loja do Trançado do Arapiuns no Cristo Rei O Projeto Turismo na Escola é uma ação que estimula os alunos das escolas municipais de Santarém ao interesse na atividade turística da cidade. Como forma de promover a experiência turística e o sentimento de pertencimento no processo do desenvolvimento e o fortalecimento do turismo em Santarém, a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Turismo (Semtur) e Educação (Semed) realizou mais uma edição do projeto. Desta vez, com alunos do 6ª ano da Escola Padre João Felipe Bettendorf, do bairro Maracanã, nos dias 16 e 17 de maio.

Na quinta-feira (16), os alunos participaram de palestra que abordou o turismo e suas definições baseado nas premissas do Ministério do Turismo (Mtur) que descreve como identificar o turista; quando se considera uma pessoa como visitante, turista e excursionista; bem como as modalidades de turismo no Brasil, principalmente, as principais desenvolvidas em Santarém, como o Turismo de Natureza, o Turismo Cultural e o Turismo Religioso.

Leia também:

O secretário de Turismo Diego Pinho pontuou que o Projeto sensibiliza os alunos e gera neles a percepção de como o turismo é importante para o desenvolvimento socioeconômico de Santarém. "O turismo é uma atividade que ganha destaque no cenário nacional, por meio da grande mídia que mostra que o Brasil tem um grande potencial econômico e social que impacta na vida das cidades que detêm de atrativos e que constantemente está em destaque, por sua vocação natural para o turismo, seja nas redes sociais ou nos veículos de comunicação oficial. No Turismo na Escola apresentamos aos nossos alunos, tanto nas palestras quanto no City Tour, as atividades que movimentam a atividade turística de nossa cidade", destacou.

Professora Glaucinete Maria dos Santos CostaA professora Glaucinete Maria dos Santos Costa, que acompanhou os alunos no City Tour, ressaltou a importância do Projeto para a descoberta de um novo mundo para as crianças. "Esse Projeto é muito importante, porque têm muitos alunos que não conhecem nossos pontos turísticos. Moram na cidade, mas não tem oportunidade de visitá-los. Como esse projeto foi para a escola, está sendo muito valiosa a visita, pois estão descobrindo um novo mundo que para muitos deles só era visto pela televisão ou em livros", enfatizou.

"Achei muito legal o passeio, a gente tem a oportunidade de conhecer mais sobre a cidade. Já visitamos muitos pontos turísticos e aqui no Cristo Rei conhecemos um pouco mais sobre o nosso artesanato. É a primeira vez que estive aqui e achei tudo muito bonito", falou a aluna Valdinéia Lopes de Araújo.As alunas Valdinéia Lopes de Araújo (à direita) e Emilly Sousa Lima

A aluna Emilly Sousa Lima também gostou do City Tour e afirmou ter gostado muito de participar do Turismo na Escola, pois adquiriu muitos conhecimentos, além de ter conhecidos diversos lugares, a exemplo do Mercado.

O Projeto Turismo na Escola encerrou no Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós e contou com alunos do Curso de Guia de Turismo, do Instituto Federal do Pará (IFPA).