4. Alunos da Ufopa participam de curso no Parque da Cidade
Alunos da Ufopa participam de curso no Parque da Cidade Autor: Desconhecido

Alunos da Ufopa participam de curso no Parque da Cidade

Estudantes de Engenharia Florestal, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) participaram na manhã desta quinta-feira (05), no Parque da Cidade do curso de produção e enxertia do abacate.

Na ocasião, o grupo formado por dez universitários recebeu orientações técnicas e práticas que foram repassadas pela equipe de profissionais que atua no Parque da Cidade, coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).

"Nós trabalhamos a enxertia no abacateiro para diminuir o porte e aumentar a produtividade. Hoje usamos variedades de quilo e também abacate comum. Através da enxertia foi feito a garfagem. Foi fixado um ramo de uma árvore que produz em uma outra para aumentar a produção dela. Existem vários abacateiros na área do parque da cidade, alguns com uma produção muito boa e a partir dos galhos dessas árvores vamos desenvolver novas plantas", explicou o instrutor da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Antônio Lira.

Para os participantes do curso, a ação foi uma oportunidade de aprender sobre enxertia na teoria e na prática, segundo informou a estudante Roberta Carvalho.
"Aprendi muito, principalmente as orientações na parte de mudas. Fazia errado e não sabia porque as plantas morriam depois. Foi um curso muito válido e uma grande experiência que pretendo ensinar também as outras pessoas".