Alter do Chão está sendo o ponto de encontro de um grande número de turistas do Brasil e do mundo que estão movimentando a economia e renda da Vila Balneária por conta da Festa do Çairé. Desde a abertura do evento religioso e cultural, realizada ontem, quinta-feira (20), as pousadas e hotéis chegaram ao limite de acomodações. O vai e vem das catraias – pequena embarcação – e lanchas conduzem os visitantes e turistas para a Praia da Ilha do Amor e outros pontos turísticos próximos a Alter.
Expedição Rally Ambiental – Çairé dos Botos veio de Parintins (AM) conhecer a Festa do Çairé
O Advogado Afonso Rodrigues, natural de Parintins (AM), chegou na noite de quinta-feira (20) com um grupo de 50 pessoas através da Expedição Rally Ambiental – Çairé dos Botos. Vieram em carros, motos e gaiolas por meio do esporte. Afonso disse que é a primeira vez que prestigiam o evento e por isso a expectativa é grande. "Parintins e Alter do Chão tem uma relação cultural muito forte, em função destas duas grandes festas na Amazônia, que é o Çairé e o Festival de Parintins e sem falar nesta beleza natural exuberante que Alter possui. Nossa expedição, por meio do Rally, está trazendo 50 trilheiros e nessa aventura toda, chegamos todos sujos, "quebrados", mas a gente tá aqui e esse prazer ninguém tira da gente. Tem pessoas que estão vindo pela primeira vez e estão encantadas. Até mesmo porque Alter do Chão tem essa magia, esse encanto e as nossas expectativas são as melhores", destacou.
Nelma Viana e amigas são naturais de Macapá e encantaram-se com Alter do Chão
Nelma Silva Uchoa Viana é natural de Macapá (AP) e falou do seu encanto com as características rústicas da Vila Balneária de Alter do Chão e da segurança na navegação das catraias para a Ilha do Amor. "Eu achei muito bonita a natureza, uma tranquilidade que em cidade de maior porte a gente não vê. Não fomos abordados por vendedores, pois tem locais que a gente visita que até nos incomodam, e achei interessante aqui não ter. Achei interessante e bastante seguro a questão de todos usarem o colete para fazer a travessia para a Ilha. Os catraieiros com certeza foram capacitados para nos atender bem."
A turista comentou ainda que por ser a primeira vez que visita Alter do Chão e a Festa do Çairé não pode fazer uma relação do antes e depois, no entanto irá recomendar a viagem para quem quiser. Nelma mencionou que está em Alter a convite da amiga Zoraima Cruz, que esteve outras vezes em turismo na Vila, gostou do Lago dos Botos e elogiou a estrutura.Catraias conduzem durante todo o dia turistas até a Praia da Ilha do Amor
Daniela de Sousa Coutinho, do Hotel Borari, informou que a capacidade de hospedagem no hotel está quase na totalidade e que turistas nacionais e internacionais estão hospedados no estabelecimento. "O Hotel já está com poucas vagas. Temos turistas da Holanda, de Brasília, Manaus e Mato Grosso".
"Chegamos terça feira (18) em Santarém e ontem viemos para Alter do Chão. É a quarta vez que venho e as expectativas são as melhores, estamos prontos para aproveitar tudo o que Çairé tem a nos oferecer", ressaltou o turista de Mato Grosso Luiz Alberto Domin.
Turistas do Rio de Janeiro apaixonaram-se pelas belezas naturais da Vila
Maria das Graças Grips Pinelli, da cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, é estreante no Çairé e disse estar encantada com as belezas naturais de Alter do Chão. "Estou vindo pela primeira vez, estou começando a conhecer Alter do Chão. Chegamos ontem no fim do dia, por enquanto está tudo muito agradável, acredito que vai ser muito bom, mas ainda não tenho impressões definitivas. A natureza é muito bonita e vamos sair agora para passear de barco e ver como é o outro lado do rio, as belezas naturais. Somos onze pessoas encantadas por Alter do Chão", frizou.
Pedro Pereira Castro, gerente do Hotel Mirante da Ilha, falou que de acordo com o que o hotel planejou está tudo a contento, quanto a reservas. "Nesse momento a expectativa está boa. Foram feitas todas a reservas e a maioria dos turistas que a fizeram já estão acomodados. Está muito boa a procura e a expectativa que a gente tinha foi alcançada. A maioria das reservas foram feitas por turistas do sul do Brasil, de Manaus, Belém e aqui da nossa região."
Veja outras notícias sobre o Çairé 2018.
Edvan Andrade, chefe da sessão de Pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Semtur), está coordenando a coleta de dados para traçar o perfil da demanda turística do Çairé 2018 e disse que a presença dos turistas do Brasil e do exterior nesta sexta-feira (21) é notória. "O trabalho da pesquisa está sendo realizado na praça 7 de setembro e também na praça do Çairé. Até o momento está sendo muito satisfatório a pesquisa, estamos alcançando os nossos objetivos. Os turistas estão nos atendendo bem. Temos turistas do Chile, da Holanda, de Brasília, Manaus, dentre outros."Equipe realizando pesquisa de demanda turística
Após o Çairé, o setor de Pesquisa fará a qualificação dos dados e traçará o Perfil e a Demanda Turística do Çairé 2018.