Há pouco mais de um mês, 40 usuários dos serviços da Assistência Social de Santarém e Alter do Chão iniciaram uma aula inaugural no auditório do Restaurante Popular os cursos de Culinária Básica e Horticultura Orgânica e após um processo de aptidão os usuários se interessaram em permanecer com as aulas.
E foi então que eles iniciaram um percurso pelo "Caminho da realização dos seus sonhos", quando aceitaram participar do programa nacional de promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) do governo federal em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o plano estadual de Qualificação Social e Profissional do Pará (PQS/PA) da Secretaria estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Teve como objetivo promover a integração das políticas públicas de qualificação com ações de educação profissional de caráter includente, que contribuirá para a inserção e atuação cidadã no mundo do trabalho.
O Curso de Culinária Básica foi realizado para 20 mulheres usuárias dos equipamentos da Assistência Social de Santarém no auditório do Restaurante Popular, perpassando por módulos sociais, teóricos e práticos na cozinha do estabelecimento.
A participante do curso de culinária, Izabele da Silva Nina, disse que apesar de já trabalhar no ramo da alimentação fez questão de aproveitar a oportunidade. "Eu gostei de participar, pois pretendo ir mais além com a culinária", destacou Izabele.
O curso de Horticultura Orgânica ocorreu no Cras Alter do Chão e contemplou 20 pessoas da Vila. A moradora da comunidade São Pedro no Eixo Forte, Luzia do Carmo Xavier, 55 anos, agricultora contou que não mediu esforços e percorreu diariamente 10 quilômetros para participar do curso. "Eu queria me aperfeiçoar, aqui aprendi muita coisa e gostei demais".
Nesta sexta-feira (22), houve a certificação dos participantes com muita animação ao som do grupo Regional Mocorongo da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). As participantes ganharam maquiagem cortesia da consultora da Mary Kay, Selni Campos que maquiou cada uma para receber o certificado.
Participaram da entrega dos certificados a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; a representante da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) Helba Campos; a secretária de assistência social do Centro de Governo Soliane Aguiar e a equipe do Acessuas Trabalho Louise Aguiar e Naira Costa, servidores da assistência social e convidados.
Os participantes saborearam um lanche preparado especialmente pelas alunas e também foram presenteados com mudas de várias hortaliças.
"Finalizamos esses cursos com a sensação de dever cumprido, desejamos que cada um possa continuar correndo atrás da realização de seus sonhos, não deixando passar as oportunidades que a vida lhe oferecer", ponderou a coordenadora do Acessuas Trabalho Louise Aguiar.
A coordenadora de transferência de Renda da Seaster, Helba Lemos destacou a importância de capacitar os usuários da assistência social. "É importante para o estado e para o município, pois precisamos cada vez mais de pessoas que tenham capacitação para serem inseridas no mercado de trabalho".